• Matéria: Psicologia
  • Autor: netoivansimoes
  • Perguntado 7 anos atrás

Existe o perigo de sucumbir a um biblicismo descuidado que interpreta e traduz textos sem de fato buscar uma síntese que realmente preserve a fidelidade bíblica; por outro lado, há o risco de confiar nas fórmulas confessionais sem que sejamos capazes de explicar com alguma profundidade como elas são frutos das reflexões acerca do que a Bíblia de fato diz.
COSTA, Hermisten Maia Pereira da; LUIZ, Roney de Carvalho. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Em razão destes perigos surgiram algumas linhas referenciais de pesquisa. A partir do texto acima e do conteúdo estudado, analise as alternativas abaixo:

I. Teologia Exegética consiste em determinar de maneira mais precisa possível a mensagem do texto bíblico considerando o seu contexto histórico
II. O nome Teologia Bíblica é uma nomenclatura técnica que não deve nos conduzir à indução de que haja teologia não-bíblica.
III. Teologia Bíblica é o ramo da Teologia que partindo da Revelação bíblica, organiza o seu material de forma histórica, conforme registrado na Bíblia sob a revelação progressiva de Deus.
IV. A teologia exegética não faz uso do estudo da linguagem bíblica, morfologia, lexicografia e sintaxe. Essas formas de pesquisa estão relacionada com a teologia linguística.

É correto o que afirma em:

Alternativa 1:
I,II,III

Alternativa 2:
I,II,IV

Alternativa 3:
I,III,IV

Alternativa 4:
II,III,IV

Alternativa 5:
III,IV

Respostas

respondido por: Matheusieti
3

Apenas I, II e III.

A Teologia Exegética realiza estudo direto da bíblia.

O conhecimento teológico parte do pressuposto que uma religião existe, ou seja, temos como exemplo o cristianismo, que possui seus livros e fundamentações teóricas utilizados para o exercício do conhecimento e da fé.

O conhecimento filosófico, busca interrogar e compreender a essência das coisas, não se baseando na religião para chegar em uma resposta.

O conhecimento mítico utiliza elementos sem fundamentação no sentido que não admite questionamentos e fica a encargo da transmissão do conhecimento, antecedendo a lógica filosófica.

Perguntas similares