• Matéria: História
  • Autor: wjrveteranomt1pcc6q4
  • Perguntado 7 anos atrás

"todos os caminhos levam a roma"


A frase e o mapa fazem referência a uma característica marcante do Império Romano (30 a.C. a 476 d.C.). Assinale a alternativa que apresenta essa característica. (A) A grande extensão territorial do Império impediu a construção de qualquer sistema de ligação entre a capital e a periferia, fazendo com que somente a cidade de Roma dispusesse de estradas pavimentadas para a circulação de pessoas e brigas. (B) Em seu processo de expansão, o Império Romano fundou colônias nos cinco continentes e estabeleceu órgãos administrativos que, em escala reduzida, reproduziam a administração central e davam aos habitantes de todas as partes a sensação de viver na própria capital, a cidade de Roma. (C) Diferentes pontos do Império Romano estavam ligados à capital, a cidade de Roma, e entre si por milhares de quilômetros de estradas pavimentadas por onde circulavam, principalmente, os mensageiros do Império. (D) O processo de desintegração do Império Romano levou à construção de estradas que tinham o objetivo de facilitar a fuga dos habitantes da cidade de Roma, aterrorizados pela violência praticada pelos povos germânicos, que saquearam a cidade. (E) Devido à grande influência do catolicismo na formação do Império Romano, os habitantes da capital, a cidade Roma, financiaram a pavimentação de milhares de quilômetros de estradas que eram utilizadas para a peregrinação à Terra Santa

Respostas

respondido por: RuanCarlosPires
68

Resposta:

C) Diferentes pontos do Império Romano estavam ligados à capital, a cidade de Roma, e entre si por milhares de quilômetros de estradas pavimentadas por onde circulavam, principalmente, os mensageiros do Império.

respondido por: EduardoPLopes
106

É correta a alternativa C.

A ideia de que "todos os caminhos levam a Roma" remonta ao fato de que havia uma larga infraestrutura no Império, governado politicamente a partir das elites romanas, que controlavam o exército, que por sua vez garantia a "paz social" no Império, que tornava o acesso a Roma possível.

Deste modo era possível que o comércio ligasse as diferentes províncias do império, permitindo por exemplo que o trigo cultivado no Egito alimentasse aos bretões, ou que os exércitos rapidamente combatessem as rebeliões que por ventura surgissem.

Perguntas similares