A relação que Sócrates estabelece entre sabedoria e ignorância ainda é pertinente atualmente? Justifique
Respostas
Resposta:
Sim. Para Sócrates o autoconhecimento é o início do caminho para o verdadeiro saber, acreditava que a sabedoria dependia do conhecimento e do controle de seus próprios limites, assim estariam mais propensos a fazer o bem, uma vez que a ignorância leva ao erro e ao mal, e ter conhecimento é uma virtude. O “ Conheça-te a ti mesmo” é um chamada à humildade, começo de todo conhecimento, pois ao sermos humildes quanto ao que ignoramos, já estamos no caminho do conhecimento.
Numa sociedade contemporânea, onde o consumo e o bem-estar prevalece face aos interesses políticos de governação e onde o Estado é a imagem de uma sociedade decadente e com falta de ambição, de identidade própria e de respeito mútuo, um pensamento e uma forma de estar como a de Sócrates seriam incompatíveis. Uma pessoa que dedicou todo o seu tempo a pensar e a defender a participação ativa nas questões da governação da cidade seria agora abalroado com os interesses meramente econômicos dos nossos representantes.
Assim, habituados a um comodismo que nos é característico e a um desinteresse e descrença absoluta nas questões políticas, a não ser por meros interesses, alguém com o espírito de entrega total à sociedade e ao seu bem-estar, e com o poder de persuasão que lhe foi característico e que ainda hoje é reconhecido por todos, 25 Séculos após a sua existência, não passaria impune aos olhos do poder capitalista.
Explicação: