1. A queda da monarquia e o estabelecimento da
república no Brasil resultaram de um conjunto
de transformações. Sobre isso, responda.
a) Explique por que os militares estavam insatis-
feitos com o governo imperial.
b) Que motivos geraram o afastamento da Igreja
Católica da monarquia, fato que ficou conhecido
como Questão Religiosa?
C) Explique por que os cafeicultores mais antigos,
do Vale do Paraíba fluminense e paulista, eram
favoráveis à monarquia.
d) Os cafeicultores do Oeste Paulista defendiam a
implantação da república e do federalismo no
país. De que forma eles seriam beneficiados
com tais mudanças?
e) Com a abolição da escravidão em 1888, muitos
fazendeiros de café do Vale do Paraíba, tra-
dicionalmente aliados do imperador, também
passaram a apoiar o movimento republicano.
Por quê?
Respostas
Resposta:
Explicação
A)Porque D. Pedro II já não estava não tomando mais nenhuma decisão
B)Pois nesse momento a igreja já não tinha mais nenhum poder sobre o império.
(C) Pois assim não precisaria a pagar aos empregados e sim fazer - los de escravos.
D)eles defendiam a implantação do federalismo. os cafeicultores poderiam administrar o estado do jeito que eles queriam, e no federalismo cada estado ou província(termo usado antigamente) , e cada estado tem a sua politica, então eles poderiam abaixar os impostos sobre o café.
E)A posse da mão de obra escrava era a base do poder econômico dos latifundiários e, por mais que a Abolição já fosse esperada como algo inevitável - apenas o Brasil, dentre as grandes nações, não havia abolido a escravidão - os latifundiários esperavam receber compensações econômicas e garantias fiscais pelas perdas que tiveram com a abolição.
Como estas garantias não foram dadas, passaram a se opor ao Imperador e defender a República, que eles mesmos controlariam e garantiriam que seus interesses econômicos fossem atendidos.
a) Os militares brasileiros estava insatisfeitos com o governo imperial porque percebiam que não eram valorizados pelo império. Desejavam fazer parte das decisões políticas do Brasil, principalmente após a Guerra do Paraguai, da qual saíram fortalecidos, após vencerem o conflito, o que não acontecia naquele momento.
b) A questão religiosa envolve o atrito entre a Igreja Católica e o governo imperial. O Papa havia proibido a permanência de maçons nas atividades da Igreja, mas bispos e próprio imperador eram maçons e D. Pedro II decidiu não obedecer às ordens da Igreja.
Os bispos seguiram as ordens do imperador, mas dois bispos de Olinda e Belém, decidem seguir as ordens do Papa e expulsam membros da maçonaria de suas igrejas. O Império manda prender e condenar os bispos, que mesmo não aplicando a pena total aos religiosos, causa uma grave crise com a Igreja que decide não mais apoiar o Império.
c) Os cafeicultores mais antigos eram favoráveis à monarquia porque através dela conseguiam manter a mão de obra dos africanos escravizados e a garantia de posse de suas terras.
d) Os cafeicultores do este paulista defendiam a implantação da República e do federalismo porque através do novo regime, haveria maior autonomia política e econômica para as províncias e poderiam subordinar as políticas públicas aos interesses da economia cafeeira.
e) Os cafeicultores que apoiavam o Império passaram a apoiar a República porque a base do seu poder econômico era a mão de obra escravizada.
Com a abolição da escravidão em 1888, os cafeicultores esperavam que seriam indenizados pelo império, o que não aconteceu. Desta maneira passaram a apoiar a República, pois poderiam através de sua influência política continuar garantindo seus próprios interesses.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/41030536