Durante seis séculos (VII-XIII) os árabes estabeleceram um Império que, em seu auge, se estendeu do continente asiático à Europa, passando pelo norte da África, unindo diversos povos e religiões, os quais eram governados por uma estrutura política que seguia os preceitos do Corão, o livro sagrado dos islâmicos. Durante esse tempo, eles desenvolveram uma complexa infraestrutura administrativa e controlaram as principais rotas comerciais, dominando o comércio no Mar Mediterrâneo. DE LANNES, Suellen Borges. A formação do Império Árabe-Islâmico: história e interpretações. 2013. p. 18. Sobre a estrutura e a expansão do Islamismo, analise as afirmativas a seguir: I. No século VIII, o Islamismo rompeu as fronteiras do Oriente e, com a ocupação da Península Ibérica, alcançou os territórios do Ocidente. II. O Islã resultou da fusão dos valores politeístas árabes com o monoteísmo judaico. Contudo, os valores e as ideias do Cristianismo foram completamente ignorados e excluídos. III. Os princípios e ensinamentos difundidos por Maomé foram reunidos no livro sagrado dos muçulmanos, cuja essência baseava-se na constituição de uma sociedade pautada em princípios de compaixão e igualdade, demonstrando as preocupações sociais que inquietavam Maomé ao longo de sua vida. IV. O califa Abu Bakr deu continuidade à expansão islâmica iniciada pelo profeta Maomé, e seu primeiro trunfo foi conter os conflitos e as revoltas de algumas tribos da Península Arábica. Assim, Abu Bakr conseguiu unificar a Península, concluindo um dos desejos do profeta. Está correto o que se lê em:
Respostas
ALTERNATIVA I - VERDADEIRA.
Foi no início do século VIII d.C que os islâmicos através de Maomé. conseguiram ocupar a Península Ibérica. Isso ocorreu devido a conversão dos mouros e sua expulsão da Europa.
ALTERNATIVA II- FALSA.
Não houve fusão com o Politeísmo no Islamismo. Na verdade os mesmos eram totalmente contra essa visão religiosa, pois Maomé pregava a Meca, instruindo que havia apenas um Deus e a Ele devia ser dado todo o louvor. Além disso o alcorão, é fruto de instrumentos do cristianismo.
ALTERNATIVA III- VERDADEIRA.
O livro sagrado é o Alcorão, principal base dos ensinamentos do islamismo e da fé monoteísta, focada em acreditar na existência de apenas um Deus. Para eles o alcorão regia a constituição do povo islâmico, Maomé defendeu essa visão até seu ultimo dia de vida.
ALTERNATIVA IV- VERDADEIRA
Após a morte de Maomé, o povo islâmico se sentiu perdido frente a próxima liderança, pois Maomé não possuía herdeiros. Mas logo surgiu Abu Bakr, que deu prosseguimento a liderança de Maomé.