Um dos simpatizantes e seguidor das teses de Comte foi Durkheim. O também teórico francês elaborou uma metodologia mais complexa e rica para a compreensão dos fenômenos sociais. Partindo da mesma concepção que Comte, Durkheim defendia uma análise neutra dos fenômenos sociais, os quais eram o principal objeto de estudo da Sociologia. Sobre o método de Durkheim, analise as afirmações:
Respostas
As afirmativas são:
I. A sociedade deve ser entendida pela sua organização solidária na produção da vida social. Nesta cadeia de relações que a sociedade produz, o indivíduo é um elemento condicionado pela ordem social.
II. O indivíduo não é considerado um objeto de interesse da sociologia estruturalista de Durkheim. Apenas os fenômenos sociais devem merecer a atenção do cientista social.
III. Através de um mecanismo de condicionamento, a sociedade produz os seus fenômenos sociais necessários. A coação e a coesão dentro das instituições e nas relações sociais são determinantes para o comportamento social.
IV. Durkheim fala da solidariedade como a principal forma de organização da vida social, contudo, este termo, "solidariedade", está ligado à interdependência entre as partes que compõem a sociedade e não à ajuda filantrópica.
I é verdadeira, de modo que o indivíduo tanto influencia quanto é influenciado pelo meio onde vive.
II é verdadeira. Durkheim, enquanto cientista, buscava descobrir na natureza não o que era variável e individual, mas fixo, de modo que se preocupava não com os indivíduos, mas com as tendências sociais.
III é verdadeira, sendo a sociedade uma máquina de produzir e reproduzir tendências.
IV é verdadeira. Durkheim divide ainda a solidariedade em dois tipos, mecânica e orgânica.