Os avanços da ciência permitiram a criação de tecnologias capazes de proporcionar ao ser humano a possibilidade de estudar e de desenvolver estruturas minúsculas, impossíveis de serem vistas sem o uso de aparelhos específicos. Acerca do texto “Especial Nanotecnologia | Entenda a ciência invisível a olho nu”, pertencente à coletânea Ética e Ciência, analise as afirmativas a seguir como V para verdadeiras e F para falsas.
Respostas
Você esqueceu as alternativas.
I.O termo “nano” é uma medida que significa um bilionésimo de algo.
II.O DNA e o vírus da gripe são estruturas visíveis por microscópios ópticos, ou seja, não se enquadram na nanoescala.
III.Apesar das pesquisas avançadas, a indústria não tem interesse em investir em soluções advindas da nanotecnologia.
IV.A nanotecnologia tem sido aplicada no campo da biologia, abrangendo o combate a fungos e bactérias, bem como em pesquisas relacionadas ao HIV e outros vírus.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Apenas a ultima alternativa é verdadeira.
A nanotecnologia trata-se da ciência de materiais extremamente pequenos e detém a chave para capacitar ainda mais a medicina em um futuro que já começa agora.
Com base nisso, podemos apresentar alguns setores os quais a nanotecnologia vem sendo desenvolvida, como por exemplo:
- Combate ao câncer:
Através do uso de nanopartículas magnéticas, combinadas a um sensor em miniatura de ressonância, os médicos são capazes de detectar câncer de forma precoce, aumentando a chance de sobrevivência do paciente.
- Auxílio na cura de distúrbios mentais:
Com um tamanho mínimo de apenas um bilionésimo de metro, as nanopartículas são capazes de atravessar a barreira hemato-encefálica e acessar áreas remotas do cérebro;
- Fortalecimento dos equipamentos médicos:
Atualmente, nanopartículas de prata e óxido de zinco são incorporadas nestes produtos para conferir a propriedade antimicrobiana, impedindo a proliferação de microrganismos patogênicos como bactérias e fungos.