Uma melhor mobilidade urbana aumenta a segurança no trânsito e passa pela “convivência pacífica” entre carros e bicicletas. A figura abaixo mostra uma bicicleta com as rodas de transmissão, coroa e catraca, sendo que a catraca é ligada à roda traseira, girando juntamente com ela quando o ciclista está pedalando. Em relação à situação acima, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas: ( ) A velocidade linear de um ponto na periferia da catraca é igual a de um ponto na periferia de coroa. ( ) A velocidade linear de um ponto na periferia da catraca é menor que a de um ponto na periferia da roda. ( ) A velocidade angular da coroa é menor que a velocidade angular da catraca. ( ) A velocidade angular da catraca é igual a velocidade angular da roda. A sequência correta, de cima para baixo, é:
Genteeeeee é urgente
Respostas
V, V, V, V
Nesse caso, utilizaremos conceitos de transmissão de movimento circular.
A catraca e a coroa possuem a mesma velocidade linear, pois funcionam como polias ligadas por uma corrente.
Vc = Vct
A velocidade angular da catraca equivale à velocidade angular da roda.
Wr = Wct
Vr/Rr = Vct/Rct
Como o raio da roda é maior do que o raio da catraca, para a igualdade ser verdadeira, a velocidade linear da roda precisa ser maior do que a da catraca.
Vct < Vr
Já vimos que coroa e catraca possuem a mesma velocidade linear -
Vc = Vct
Wc. Rc = Wct. Rdt
Como o raio da coroa é maior, para a igualdade ser verdadeira, a velocidade angular da coroa deve ser menor do que a velocidade angular na catraca.
A velocidade angular da catraca equivale a velocidade angular da roda, pois elas rodam juntas.