• Matéria: Filosofia
  • Autor: ggggg8868
  • Perguntado 7 anos atrás

1. (UEM-PR) Na Idade Média, o patrimônio cultural
do Ocidente cristão é enriquecido com valiosas
contribuições dos intelectuais muçulmanos. O re-
nascimento cultural promovido pelos árabes no
Oriente, nos séculos VIII e IX, é marcado por avan-
ços científicos e pela retomada do pensamento
racional grego. Assinale o que for correto.*
01. Os cientistas islâmicos foram responsáveis pela
introdução da álgebra, da trigonometria e do
conceito do número zero na matemática.
02. O islamismo, por ser uma religião de caráter
fundamentalista e fanático, perseguia per-
sistentemente os judeus e os cristãos, tendo
como consequência a destruição sistemática
da cultura judaico-cristã, tanto na península
ibérica quanto na itálica.
04. Avicena, com suas obras Livro da cura e o
cânon da medicina, monumentais enciclopé-
dias médicas, trouxe à medicina um desen-
volvimento significativo.
08. Averrois foi médico e filósofo; na Filosofia,
destaca-se por ser um dos maiores comen-
taristas da obra do filósofo grego Aristóteles,
tornando-se, assim, um dos mais ilustres pen-
sadores da baixa Idade Média.
16. Os grandes cientistas renascentistas Galileu
Galilei e Nicolau Copérnico frequentaram as
universidades árabes, onde adquiriram co-
nhecimentos que revolucionaram a ciência
moderna.​

Respostas

respondido por: elamambretti
11

Na Idade Média, o patrimônio cultural  do Ocidente cristão é enriquecido com valiosas  contribuições dos intelectuais muçulmanos:

Alternativas corretas: 01-04-08

01. correto. Os cientistas islâmicos foram responsáveis pela  introdução da álgebra, da trigonometria e do  conceito do número zero na matemática.

Durante o século VI, os muçulmanos preservaram e elaboraram a tradição e o conhecimento científico da antiguidade. Palavras como "álgebra" e "algorítimo" foram, na verdade, tiradas das palavras árabes e traduzidas para o latim. Foi um matemático muçulmano que formulou, explicitamente,  a função trigonométrica. Na primeira metade do século IX,  os números exponenciais, incluindo o zero, foram usados para substituir as letras.

02. incorreto. O islamismo, por ser uma religião de caráter  fundamentalista e fanático, perseguia persistentemente os judeus e os cristãos, tendo  como consequência a destruição sistemática  da cultura judaico-cristã, tanto na península  ibérica quanto na itálica.

O islamismo não é uma religião de caráter  fundamentalista e fanático, mas que apregoa a união e a bondade, embora as várias interpretações das palavras de Maomé, no texto do Alcorão, deram ampla margem para definições contraditórias. Perseguiu os cristãos após terem sidos perseguidos e expulsos de sua cidade Meca.

04. correto. Avicena, com suas obras Livro da cura e o  cânon da medicina, monumentais enciclopédias médicas, trouxe à medicina um desenvolvimento significativo.

Avicena foi autor de obras famosas como o “Livro da Cura”, uma vasta enciclopédia filosófica e científica, e o “Cânone da Medicina", que era o texto padrão em muitas universidades medievais. Ela apresenta um sistema completo de medicina em acordo com os princípios de Galeno e Hipócrates.

08. correto. Averróis foi médico e filósofo; na Filosofia,  destaca-se por ser um dos maiores comentaristas da obra do filósofo grego Aristóteles,  tornando-se, assim, um dos mais ilustres pensadores da baixa Idade Média.

Averróis encontra em Aristóteles, a mais alta verdade. Considera a filosofia como detentora da busca das verdades através da razão, mas a razão filosófica para Averróis deve ser protegida e amparada pela religião.

16. incorreto. Os grandes cientistas renascentistas Galileu  Galilei e Nicolau Copérnico frequentaram as  universidades árabes, onde adquiriram conhecimentos que revolucionaram a ciência  moderna

Nicolau Copérnico estudou Astronomia e Matemática na Universidade de Cracóvia e Direito Canônico em Bolonha, na Itália. Galileu Galilei estudou medicina por quatro anos na Universidade de Pisa, na Itália, mas abandonou a carreira de médico para estudar matemática e física.

Bons estudos!

Perguntas similares