Respostas
Resposta:
Na época de reprodução, desenvolvem-se soros na páginas inferiores da folhas. Os soros são grupos de esporângios, estruturas de cor amarela, multicelulares que, quando jovens, contêm células-mãe de esporos. As células-mãe de esporos sofrem meiose e originam esporos (células haplóides) – meiose pré-espórica. Após um período de maturação os esporos são disseminados, pelo vento e por animais, dispersando-se por grandes áreas. Ao encontrarem condições favoráveis cada esporo germina e forma, por mitoses sucessivas, uma estrutura multicelular, fotossintética e de vida independente (planta adulta), o protalo. O protalo é uma estrutura haplóide que funciona como gametófito onde se diferenciam estruturas pluricelulares, os anterídios – gametângios masculinos, e os arquegónios – gametângios femininos. Nos anterídios formam-se os gâmetas masculinos – anterozóides, que possuem flagelos permitindo que se desloquem na água para alcançarem o arquegónio onde se formam os gâmetas femininos – oosferas.
A fecundação é assim dependente da água para que os anterozóides se desloquem, e ocorrerá no interior dos arquegónios, formando um zigoto diplóide (2n) que, por mitoses sucessivas, origina um esporófito(planta adulta diplonte) que desenvolve raízes permitindo-lhe ser independente do gametófito.
O polipódio é uma planta que vascular que quando adulta possui um caule subterrâneo do tipo rizoma e suas folhas são do tipo pinuladas. Pode ser reproduzir assexuadamente por fragmentação ou sexuadamente por formação de esporos.
Ciclo de vida do Polipódio
Seu ciclo é divido em geração diplóide (geração esporófita) e geração haplóide (geração gametófica). Durante a reprodução há o desenvolvimento de soros, as células-mãe de esporos passam por meioses e originam os esporos - haplóide. Depois de maturados esses esporos são dispersados e germinam através de mitose e forma o protalo que vai se diferenciar em anterídios (masculino) - que forma o gameta anterozoide - e arquegónios (feminino) - que forma o gameta oosfera. A fecundação ocorre através da água e origina o esporófito (zigoto diplóide) por meio de mitose, permitindo o desenvolvimento da planta.
Veja mais sobre polipódio: https://brainly.com.br/tarefa/46907702
#SJP2