Questão 4/5 - História da Literatura Leia a passagem de texto a seguir: “– Sabes, portanto, que até esse ponto da epopeia é [...] o próprio poeta que fala e não tenta voltar o nosso pensamento para outro lado, como se fosse outra pessoa que dissesse, e não ele. E, depois disto, fala como se Crises fosse ele mesmo e tenta o mais possível fazer-nos supor que não é Homero que fala, mas o sacerdote, que é um ancião. E quase todo resto da narrativa está feita deste modo, sobre os acontecimentos em Ílion, em Ítaca e as provações em toda Odisseia”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PLATÃO. Livro III. In: ____ A República. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. 6ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990, p. 116. Na passagem, Platão discute as formas narrativas usadas por Homero na Ilíada (que narra a guerra de Troia ou Ilíon, para os gregos) e na Odisseia (que narra as aventuras de Ulisses em seu retorno a Ítaca). Platão divide essas formas em três modalidades. Considerando a passagem e os conteúdos do livro-base História da Literatura Universal, relacione os gêneros abaixo às formas narrativas que lhes correspondem, segundo Platão: 1. Tragédia e Comédia 2. Ditirambo 3. Epopeia ( ) narrativa e imitação (mista) ( ) narrativa ( ) imitação Assinale agora a sequência correta: A 3–2–1 B 1–2–3 C 3–1–2 D 2–1–3 E 1–3–2
Respostas
respondido por:
0
E) 1 – 3 – 2.
A tragédia e a comédia são gêneros teatrais gregos, de forma que a peça compreendia espetáculos com narradores que faziam o relato dos acontecimentos da época.
A epopeia é uma manifestação literária bem antiga que tinha narração através de longos versos que contam histórias de um povo ou de uma nação.
O ditirambo consiste em um canto coral de caráter apaixonado que apresenta atores que se vestem de sátiro que recitavam poesias ao som de tambores e flautas.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás