Analise as proposições a seguir, em relação à colocação pronominal:
I) Pegue o meu buquê de rosas e põe-no jarro.
II) Em algum lugar alguém espera por mim, e isso basta-me.
III) Sem se ligar para a quantidade de pessoas presentes, José beijou-na.
Estão corretas apenas:
Escolha uma:
a. I e II
b. II
c. I
d. III
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
I - Pegue o meu buquê de rosas e põe-no jarro.
O verbo "pegar" está no imperativo. A regra diz que sempre que o verbo estiver no imperativo devemos sempre usar a ênclise (Colocação pronominal DEPOIS do verbo). Quanto ao pronome Oblíquo a ser usado: A regra diz que para todos os verbos com ditongos nasais (que são verbos terminado em õe, ão ou M) o pronome adequado ao uso é NO, NA, NOS ou NAS. Portanto o uso do pronome também está correto e a alternativa está perfeita.
II - Em algum lugar alguém espera por mim, e isso basta-me.
O pronome demonstrativo "isso" usado antes do verbo torna obrigatoriamente um fator atrativo de PRÓCLISE, o que faz com que o certo deveria ser: "e isso me basta". A posição está errada. Quanto uso do pronome Oblíquo está correto, pois ele equivale a "mim", dando a entender "e isso basta para mim".
III - Sem se ligar para a quantidade de pessoas presentes, José beijou-na.
A palavra "sem" no início da oração demonstra uma relação de subordinação, nesse caso a posição do verbo deve ser mantida em posição de próclise mesmo, essa posição está correta e o pronome oblíquo também.
Na segunda parte da oração a posição do pronome foi usada depois do verbo (ênclise) e não está errado, pois a regra diz que quando não existe fator atrativo, e nem exceções a posição do pronome não importa. Entretanto, a palavra beijar é um verbo transitivo direto. Quem beija, beija algo, beija alguém. Se o verbo é transitivo direto o objeto também precisa ser direto e o pronome que devemos usar para objeto direto é A, O, AS, OS. O correto nesse caso deveria ser: "José beijou-a" ou "José a beijou". A posição não importa. Mas o uso do pronome importa. O Pronome Oblíquo "NA" usamos apenas em ditongos nasais (conforme já explicado na alternativa I).
Resuminho para decorar:
Ênclise - DEPOIS do verbo
Próclise - ANTES do verbo
Espero ter ajudado...