• Matéria: Filosofia
  • Autor: kamillyvictoria04
  • Perguntado 7 anos atrás

O que Nietzsche quis dizer com a afirmação "Deus está morto" ?

Respostas

respondido por: ByannaCosta
9

Resposta:

A morte da influência religiosa na vida humana.

Explicação:

Nietzsche por meio desta frase afirma a morte da influência religiosa na vida das pessoas. Aos poucos a influência religiosa vem enfraquecendo e desaparecendo e com isso a crença de valores e atitudes cristãs. Para o filósofo com a morte de Deus, as pessoas passam a ter liberdade para decidir sobre suas vidas tornando-se também responsáveis por sua felicidade ou infelicidade.

Em "A gaia da ciência" Nietzsche fala da perca da crença no Deus cristão e que as primeiras sombras são lançadas sobre a Europa comparando ao por do sol onde o dia vai ficando mais crepúsculo, estranho. Na ideia defendida pelo filósofo há a necessidade de matar Deus para o ser humano tornar-se criador.

respondido por: BrenoSousaOliveira
0

Nietzsche tenta mostrar a morte da influência religiosa na vida humana.

Nietzsche

Friedrich Nietzsche foi o fundador do Niilismo, o seu principal pensamento era sobre a nulidade de um sentido objetivo para a vida. Ele começou a adotar esse pensamento no momento que adotou a frase ''Deus está morto'', pois para ele como Deus não existe não existe valor objetivo na vida.

Nesse sentido todos os pensamentos religiosos não passavam de pensamento dogmáticos da religião, onde eles assumiam a partir desse momento um valor subjetivo na vida de todos os religiosos. Por isso ele disse ''Deus está morto e nós o matamos''.

Para saber mais sobre Nietzsche, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/5393098

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares