• Matéria: História
  • Autor: Marianamattoso
  • Perguntado 7 anos atrás

''Na fase da República Populista, a Constituição permitia coisas que hoje podemos considerar estranhas, como a eleição do vice-presidente de outra chapa. Assim, as eleições nessa época ocorriam tanto para o cargo da Presidência como para o da Vice-Presidência. E tem mais! O vice-presidente podia concorrer à reeleição. Portanto, na posse do governo, poderíamos ter um presidente de uma chapa e o vice de outra e, além disso, o vice poderia estar exercendo seu segundo mandato.''

VERDADEIRO E FALSO:

( ) Em 31 de janeiro de 1961, Jânio Quadros tomou posse como o 22° presidente do Brasil.


( ) Jânio Quadros recebeu uma economia muito mais ampla, mais complexa e com um setor industrial muito mais robusto do que Juscelino Kusbitschek recebeu quando se tornou presidente.


( ) A despeito dos fatores positivos, existem algumas marcas negativas deixadas pela gestão Juscelino Kusbitschek.


( ) Entre as principais marcas negativas do governo Juscelino Kusbitschek, podemos destacar: inflação elevada, déficit público e significativos problemas nas contas externas.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
6

Todas as afirmativas são verdadeiras.

Jânio Quadros, de fato, foi o 22º presidente do nosso país, tendo assumido em  31 de Janeiro de 1961 (e renunciado em 25 de Agosto do mesmo ano), e recebido uma economia bem mais complexa, uma vez que o país já passava, então, por um processo de industrialização e desenvolvimento.

A gestão de Kubitschek, apesar de geralmente associada com o desenvolvimento nacional e ser considerada como razoavelmente boa, apresentou problemas, como aumento da dívida externa, repressão violenta aos trabalhadores e deterioração dos serviços públicos.

Perguntas similares