Como o professor pode trabalhar para a formação de que auxilia na formação de um cidadão mais ético e político ?
Respostas
A forma como um professor auxilia na formação de um cidadão varia de acordo com a idade do aluno. Acredito que o aluno esteja na fase da adolescência (pois não é de costume tratar esse assunto com crianças muito novas). Enfim.
Para formar um cidadão mais ético e politico, inicialmente, você deve ajudar no desenvolvimento do senso critico do aluno. Claro que o professor não vai fazer isso sozinho, mas o professor pode separar aulas para falar sobre temas do cotidiano, como por exemplo: feminismo, machismo, homofobia, religião, etc. O professor não deve transformar o aluno num robô, onde ele reproduz apenas o que o professor pensa, mas sim, falar sobre o assunto e mostrar o máximo de lados da moeda, para que o aluno possa seguir o lado que ele achar mais conveniente. Claro que, você deve fazer o aluno perceber o melhor lado da moeda. Esses assuntos do cotidiano é basicamente o que faz os alunos serem cidadãos críticos e, talvez, ético (dependendo do lado da moeda que ele escolher rs). Após isso, o professor deve mostrar assuntos políticos, como por exemplo, diferenciar politica de politico, fazer com que o estudante sinta prazer em conhecer esse tipo de assunto. Assim, eles se tornaram cidadãos melhores, e com certeza será notável a diferença.
PS.: Tornando um cidadão mais ético e politico influenciará positivamente na escolha se sua futura profissão, fazendo com que eles se interessem por atividades sociais.