Respostas
A Revolta da Vacina ocorreu no Rio de Janeiro, no ano de 1904, pois foi difundido o boato entre a população que a vacinação promovida pelo governo tinha como intuito erradicar os pobres da cidade. A campanha de vacinação obrigatória era contra varíola, doença que causou mortes durante toda a história do país. Não houve líder para essa revolta, que consistiu nas reações violentas da população contra os agentes públicos de saúde, retirada de trilhos dos bondinhos e manifestações na rua.
Espero ter ajudado!
Foram os principais líderes da Revolta da Vacina a Liga Contra a Vacina Obrigatória, que era "liderada" pelo estudante Jaymes Cohen e os "agitadores" Lauro Sodré e Barbosa Lima.
Embora a Revolta tenha sido um movimento popular espontâneo, não tendo sido, efetivamente, "guiado" por líderes, como o foi, por exemplo, o Arraial de Canudos, indivíduos como Cohen, Sodré e Barbosa ajudaram a "politizar" a revolta popular, dando tons de rebeldia com fins específicos à revolta popular geral.
A Revolta, assim, era voltada contra a polícia e seus desmandos - ao menos naquilo que competia à Liga Contra a Vacina - e contra o estado social geral da Primeira República, sendo um caso em que a revolta - equivocada - popular com a vacina foi utilizada como "atalho" para a rebeldia política.
Mais sobre a Primeira República em:
https://brainly.com.br/tarefa/14685119