Respostas
Resposta:
Os músculos do corpo humano são agrupados em compartimentos de fáscia e contém diferentes tipos de fibras que influem em sua capacidade para produzir tensão. Um músculo é inserido no osso através de uma aponeurose ou tendão, que pode suportar altas forças tensivas e responder com diferentes tipos de rigidez, de acordo com as freqüências de cargas (maior ou menor). Durante uma ação muscular excêntrica, o tendão e o músculo estão sujeitos à incidência maior de lesões.
O músculo esquelético possui quatro propriedades: contratilidade, elasticidade, extensibilidade e irritabilidade. Todas essas propriedades possibilitam que o músculo responda à estimulação, seja para encurtar ou alongar-se além do comprimento de repouso e retornar ao comprimento de repouso após um alongamento, respectivamente.
Os músculos podem desempenhar várias funções, devido a essas propriedades, como a de gerar movimentos, estabilizar articulações etc. Também exercem diversos papéis, como movimentador primário, agonista ou antagonista, e estabilizador ou neutralizador.
Três tipos de ações musculares são produzidos com a tensão muscular:
– Isométrica – empregada para estabilizar um segmento
– Concêntrica – para criar um movimento (menor produção de força)
– Excêntrica – para controlar um movimento (maior produção de força) 
HAMILL e KNUTZEN (1999)¹, explicam que “vários fatores influem na quantidade de força que pode ser produzida por um músculo, incluindo o ângulo de inserção do tendão, a frouxidão ou rigidez no tendão. Um pré-alongamento rápido de curta amplitude é ideal para desenvolver tensão máxima em fibras de contração rápida, e um pré-alongamento lento com maior amplitude é benéfico para desenvolver tensão nas fibras de contração lenta”.
O crescimento de força no músculo sofre influência da predisposição genética, pelo tipo de treinamento e sua intensidade, pelo repouso do músculo durante o treinamento e pelo volume total de treino.
Os músculos que estão mais sujeitos a lesões (geralmente durante uma ação muscular excêntrica) são os biarticulares. Por isso, para se evitar a ocorrência de lesões devem ser seguidos princípios adequados de condicionamento e treinamento.