Respostas
PÁGINA INICIAL
EDIÇÕES IMPRESSAS
COMPRE A REVISTA
SOBRE A MOVIMENTO
SITE DO MES
CONTATO
gênero e feminismo
teoria
AS SUFRAGISTAS E A PRIMEIRA ONDA DO FEMINISMO
GIOVANNA MARCELINO 9 FEV 2018
Sobre a Primeira Onda do feminismo e algumas algumas reflexões a respeito das características, os desafios e métodos do movimento feminista hoje.

REPRODUÇÃO
O filme As Sufragistas (2015) resgata uma luta fundamental do movimento de mulheres e tem gerado importantes debates entre as feministas de todo o mundo. Através da história de uma trabalhadora de uma lavanderia que se envolve com o movimento sufragista, o filme retrata a luta das mulheres inglesas pelo direito ao voto no início do século XX. Neste texto, pretendemos abordar alguns aspectos da chamada Primeira Onda do feminismo, contexto que emergiu a luta sufragista e uma série de outras lutas pelos direitos jurídicos, políticos e sociais, e fazer algumas reflexões sobre as características, os desafios e métodos do movimento feminista frente à atual conjuntura política e econômica.
O que foi a primeira onda do feminismo? Contexto histórico, econômico e social.
Iniciada no final do século XIX, a primeira onda do feminismo foi um conjunto de movimentações protagonizado por mulheres em torno da luta por igualdade política e jurídica entre os sexos. O eixo que marcou esse primeiro período de atividade feminista foi a reivindicação por direitos iguais de cidadania (direito à educação, propriedades e posses de bens, divórcio, etc.), tendo como auge a luta sufragista pelo direito ao voto feminino, que aconteceu em diversos países no mundo.