"Nos últimos anos, um heterogêneo conjunto de pesquisadores, equipados com o instrumental analítico acumulado por décadas de ciência social institucionalizada, vem não apenas revisitando o ensaísmo dos anos 30, mas vasculhando a história intelectual do país e produzindo uma quantidade respeitável de análises, pesquisas empíricas e historiográficas, interpretações teóricas que têm contribuído para renovar nosso conhecimento dos padrões e dilemas fundamentais da sociedade e da política brasileiras. Esboçado em meados do século XX, tendo recebido notável impulso nos anos 70, este campo de estudo chegou à maturidade nos 90, constituindo-se em um dos mais produtivos das ciências sociais. Com efeito, além da emergência ou renovação das disciplinas que investigam os fenômenos do viver em transição – como a violência urbana, a pluralização religiosa, a explosão do associativismo, as redefinições das relações de gênero e as raciais, as transformações do mundo do trabalho, a judicialização da política, o papel da mídia na formação da vontade política da população, a financeirização da economia, os novos equilíbrios nas relações internacionais etc. –, uma das características mais salientes das ciências sociais que estamos fazendo é o crescimento e a diversificação desta área de pesquisa que vem sendo chamada, com maior ou menor propriedade, de “pensamento social” no Brasil ou de “pensamento político brasileiro”."
Tendo em conta o trecho acima e o conteúdo trabalhado no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente porque é importante estudar o pensamento político brasileiro:
A
A importância do pensamento político brasileiro reside no fato de que ele possibilita que se pense sobre as características estruturantes do Brasil enquanto nação, incluindo as suas qualidades e os seus problemas. Por conseguinte, ao fazer esse diagnóstico essas teorias acabam por propor programas de ação para a sociedade brasileira.
B
A relevância do pensamento político brasileiro consiste no fato de que ele permite que sejam hierarquizados todos os processos históricos formativos da sociedade brasileira, de modo que estes possam ser estudados de acordo com o seu grau de importância para a consolidação burocrática.
C
A importância do pensamento político brasileiro está relacionada com o seu caráter a-histórico. Esse tipo de enquadramento permite que sejam elaboradas leis gerais aplicáveis a contextos e conjunturas distintas daquelas estudadas pelos teóricos nacionais.
D
A significância do pensamento político brasileiro está vinculada ao fato de que ele é constantemente utilizado como um guia de boas práticas pelos países menos desenvolvidos da América do Sul e também e do continente africano, constituindo-se em fonte de poder para o Estado brasileiro.
E
A importância do pensamento político brasileiro está diretamente relacionada com o processo de legitimação da burocracia estatal do Brasil, uma vez que os postulados teóricos são construídos pelos pesquisadores tendo em vista a manutenção da ordem e da elite vigente no governo.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a importância personal político do Brasil está direcionada relacionada com o processo de unificação bonita do Brasil que possui histórico construído pelo pesquisa do tempo visitar a pela nutrição aonde foi eleito vigiando o governo
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás