Com base em seus conhecimentos sobre o grupo Stagium, analise as afirmativas e considere V para as verdadeiras ou F para as falsas.
(A) O grupo Stagium se apresentou em hospitais, igrejas, praças e até em uma aldeia no Parque indígena do Xingu.
(B) No espetáculo Kuarup ou a questão do índio, os bailarinos trataram sobre o extermínio dos povos indígenas no Brasil.
(C) Em boa parte do espetáculo Kuarup, os indígenas eram representados como operários, de forma a se aproximar da realidade do público.
(D) Quebradas do mundaréu foi uma adaptação feita pelo Stagium da peça Navalha na carne, do dramaturgo Plínio Marcos.
Respostas
Resposta:
V
V
V
V
Explicação:
Pode confiar, fiz essa atividade e está corrigida.
A )O grupo Stagium se apresentou em hospitais, igrejas, praças e até em uma aldeia no Parque indígena do Xingu.
Verdadeiro : Antes sempre foi necessário ir ao teatro e pagar ingressos para assistir uma dança. Stagium tinha como compromisso , chegar aos mais diversos públicos. Para isso, eles percorreram todo o Brasil praticamente sem nenhum apoio. Apresentaram-se em hospitais, igrejas, praças e até em uma aldeia no Parque Indígena do Xingu.
B )No espetáculo Kuarup ou a questão do índio, os bailarinos trataram sobre o extermínio dos povos indígenas no Brasil.
Verdadeiro: Após a apresentação do Xingu, veio a inspiração para a criação da peça Kuarup ou a questão do índio, que trata do genocídio indígena em nosso país. Ao final da apresentação, os bailarinos, representando os indígenas, estavam deitados no chão e assim permaneceram, mesmo após os aplausos. Era uma forma de dizer que os indígenas estavam mortos e não levantariam mais, o que causou grande impacto no público.
C)Em boa parte do espetáculo Kuarup, os indígenas eram representados como operários, de forma a se aproximar da realidade do público.
Verdadeiro: A movimentação do espetáculo é fruto da pesquisa do gestual, das danças e cerimônias desse povo. O coreógrafo Décio Otero optou por representá-los, em boa parte do espetáculo, como operários, de forma a se aproximar da realidade do público e provocar reflexões mais amplas.
D)Quebradas do mundaréu foi uma adaptação feita pelo Stagium da peça Navalha na carne, do dramaturgo Plínio Marcos.
Verdadeiro: O espetáculo Quebrada do mundaréu foi produzido pelo Ballet Stagium, em plena Ditadura Militar e, junto com outros espetáculos dessa companhia, era uma forma de resistência e luta contra o regime antidemocrático.
Com coreografia e Décio Otero e direção de Ademar Guerra ( 1933-1993), Quebradas do mundaréu é uma obra baseada no texto teatral Navalha na carne, do dramaturgo paulista Plínio Marcos ( 1935-1999). Esse autor teve grande parte de seus textos censurados, mas a montagem do Ballet Stagium, ao apresentar a história com outro nome e em forma de balé, acabou driblado a fiscalização.