Respostas
Podemos entender a Revolução Industrial como a verdadeira manifestação de um capitalismo "selvagem", sem nenhum tipo de amarras ou fiscalizações.
A Revolução mudou profundamente as relações sociais e econômicas do mundo inteiro, em especial na Inglaterra, país pioneiro da industrialização.
Podemos citar dois principais fatores para o pioneirismo inglês: o grande acúmulo de capital no país [através da pirataria (corsários), do comércio com outras nações e com o estabelecimento de tratados que claramente fortaleciam o lado inglês (Tratado de Methuen)], além da política de enclosures, cercamento de campos, para principalmente a criação de ovelhas (algodão para as indústrias).
Os enclosures também forçaram milhares de camponeses para migragrem para as cidades.
Desempregados, esses camponeses virariam mão de obra para as indústrias citadinas, como a têxtil, que com abundância de trabalhadores, pode regular livremente quanto pagava ou não seus trabalhadores.
Dado esses fatos, ocorreu a consolidação das duas classes: a burguesia, detentora dos meios produtivos e o proletariado, detentora apenas de sua força de trabalho.
A Rev. indiretamente formentou para o surgimento de ideologias que visavam combater as latentes desigualdades sociais presentes com o advento da indústria. Podemos citar o anarquismo; o socialismo, tanto utópico quanto o científico; o luddismo; e o cartismo (Inglaterra) como principais movimentos por controle desse capitalismo industrial burguês selvagem.