Respostas
Resposta:
A poluição visual é gerada pelo excesso de informações presentes em um determinado ambiente. Para que o resultado das ações de comunicação seja satisfatório, é preciso neutralizar estes erros.
Na comunicação visual, a poluição visual pode se dar pelo excesso de produtos ou mercadorias em exposição ou pelo uso excessivo de cores, tamanhos, formatos, luzes e elementos presentes na composição.
Muitas pessoas acreditam que para ter uma vitrine atrativa, é necessário expor muitos produtos e assim, atrair a atenção do consumidor. Porém, o efeito pode ser o oposto do desejado.
Vitrines e peças de comunicação com elementos utilizados de forma excessiva e desarmônica geram desconforto visual no público. Em meio a tantas informações, é difícil direcionar a atenção do consumidor para um foco específico.
Fuja da poluição visual
Para fugir da poluição visual e atrair o público de forma positiva, ter uma comunicação visual planejada é imprescindível.
Quanto mais opções estiverem à vista do consumidor, mais indeciso ele ficará. Fato que pode diminuir a possibilidade de compra.
Ao planejar uma peça ou a composição de uma vitrine, pense sempre no respiro, ou seja, deixe espaços vazios estrategicamente para valorizar a informação principal, poupando ao menos um terço do espaço total.
Selecione as informações ou elementos necessários e principais e a partir deles elabore o restante da peça, de forma que o foco se mantenha no item central.
Garanta que seu negócio tenha uma identidade visual e um manual de marca consolidados, de forma que todas as peças criadas sigam as mesmas normas, criando assim um padrão e gerando um maior conforto visual.
Invista em uma comunicação livre de poluição visual. Aqui na 3D Comunicação Visual contamos com soluções criativas para sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.