• Matéria: Filosofia
  • Autor: felipesr15
  • Perguntado 7 anos atrás

Considere a afirmação feita por Morin:

O conhecimento do conhecimento científico comporta necessariamente uma dimensão reflexiva, que deve deixar de ser remetida à filosofia; que deve vir do interior do mundo científico, como mostra claramente o Prof. Pilet. Os diversos trabalhos de Popper, Kuhn, Feyerabend, Lakatos assinalam como traço comum o fato de mostrar que as teorias científicas, como os icebergs, têm enorme parte imersa, que não é científica, que é a zona cega da ciência, indispensável, entre tanto, ao desenvolvimento da ciência. (MORIN, Edgard. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.)

Com isso, o autor quer dizer que:

I – Algumas questões, entre elas as questões éticas, dizem respeito apenas à filosofia.
II – Filósofos da ciência (como Popper, Kuhn, Feyerabend e Lakatos) são exemplos de como a ciência pode ser também reflexiva.
III – É necessário à ciência (e portanto, ao pesquisador) ser filósofo para que possa refletir sobre a reponsabilidade ética de suas escolhas.



a) Apenas II está correta.


b) Apenas II e III estão corretas.


c) Apenas I e II estão corretas.


d) Apenas III está correta.


e) Apenas I e III está correta.

Respostas

respondido por: elamambretti
10

Sobre Edgard Morin e ciência.

b) Apenas II e III estão corretas.

I. incorreto. A ciência não deve se somente a  acumulação de verdades verdadeiras. Ciência é um campo sempre aberto onde se combatem não só as teorias mas também os princípios da explicação, isto é, também as visões de mundo e os postulados metafísicos.

II. correto. Porém diferem em método. Para Popper a ciência produz teorias falseáveis e que serão válidas enquanto não refutadas, enquanto para Kuhn, a ciência se descobre em paradigmas, para Feyerabend a ciência se desdobra por conhecimentos anárquicos e Lakatos desenvolve a ciência em programas metódicos e conflitantes.

III. correto. Em Morin, o conhecimento científico não pode ser exclusivo na busca das leis da natureza. A ciência compreende um universo de teorias, de idéias, de paradigmas, que nos remetem, por um lado, para as condições bio antropológicas do conhecimento e por outro para o enraizamento cultural, social, histórico das teorias, assim, toda a ciência deve refletir estruturas ideológicas e éticas, bem como sua origem sociocultural.

Bons estudos!

respondido por: fernandinhjopaulinho
0

Resposta:

b

Explicação:

Perguntas similares