Os belíssimos versos do poeta Vinicius de Moraes inspiraram-se em um dos mais trágicos acontecimentos da historia do século XX. É correto afirmar a respeito desse acontecimento que
A) assinalou os últimos momentos de um conflito mundial que longe de resolver as disputas ideológicas e políticas entre os países conduziu a um cenário internacional marcado pela polarização e pela ameaça de um confronto nuclear
B) teve como resultado a destruição de um dos mais importantes arsenais militares do Japão o que obrigou o imperador japonês a desistir da ideia de se aliar a Hitler e a Mussolini
C) deu início à ofensiva dos aliados sob o comando do general Eisenhower que conseguiu anular as forças do Eixo e permitiu assim o desembarque aliado na Normandia ( o conhecido dia D ).
D) provocou a imediata retaliação por parte do Japão empreendida contra a base naval norte-americana de Pearl Harbor em dezembro de 1941 garantindo à marinha japonesa o controle sobre o pacífico
Respostas
Letra A: os belíssimos versos do poeta Vinicius de Moraes inspiraram-se na Segunda Guerra Mundial e em seu final lamentoso, mostrando uma visão trágica sobre a guerra.
Eles também denotam como a humanidade é fútil ao criar conflitos, da mesma forma que a Bomba Atômica e a polarização mundial foram legados obscuros do evento.
Entretanto, Vinícius de Moraes desconsidera o fato concreto histórico de que, caso o mundo não se voltasse contra Hitler, o nazista jamais pararia de atacar até exterminar e conquistar todos os países.
Abraços!
Vinicius de Moraes em o poema “A Rosa de Hiroshima” retrata a bomba atômica lançada sobre a cidade durante a segunda guerra mundial.
A alternativa correta é a letra A
assinalou os últimos momentos de um conflito mundial que longe de resolver as disputas ideológicas e políticas entre os países conduziu a um cenário internacional marcado pela polarização e pela ameaça de um confronto nuclear.
o poema na íntegra:
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
O autor usa a metáfora: Pensem nas feridas como rosas cálidas paras e ferir ao horror provocado pela explosão