Em relação ao atendimento de Ana Carolina pela delegacia comum, conforme relatado na unidade 3, deste Módulo III, julgue as alternativas abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F). a. Percebe-se a necessidade de desconstruir a ideia de que a violência doméstica é uma questão de foro privado e, menos importante que outros tipos de violência; Resposta 1 b. O atendimento resultou em revitimização de Ana Carolina e manutenção da situação de violência; Resposta 2 c. A abordagem inadequada dos agentes é classificada como violência institucional, uma vez que negligenciaram a violência praticada, responsabilizaram a vítima pela violência sofrida e a submeteram a constrangimentos, entre outros, por questão étnico-racial; Resposta 3 d. O atendimento na delegacia contém elementos que definem a rota crítica percorrida pelas mulheres na busca de solução à violência sofrida; Resposta 4 e. Na visão dos agentes, a violência doméstica contra as mulheres deve ser resolvida em casa, portanto, é considerada de interesse público.
Respostas
A ordem correta é F, V, V, F, F.
Os dados estatísticos impressionantes da violência doméstica demonstram que essa é uma questão de ordem pública, devendo o Estado estar preparado para intervir e encontrar soluções.
Para o regular fluxo de atendimento na Rede, é urgente dotar as delegacias de defesa da mulher, na maioria das vezes a porta de entrada da mulher em situação de violência, de melhor estrutura material e de recursos humanos, sendo que a sociedade civil e demais serviços integrantes da Rede devem somar esforços para cobrar do Poder Público essa dotação
Espero ter ajudado.
Resposta:
As alternativas "a", "b", "c" e "d" são verdadeiras.
Explicação:
A alternativa "e" é falsa, pois sendo de interesse público significa que extrapola o âmbito doméstico e familiar e está sujeito à intervenção do Estado para coibir esses atos.