• Matéria: Ed. Física
  • Autor: biancavalente18
  • Perguntado 7 anos atrás

De acordo com essas informações e com os conteúdos do texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro sobre a compreensão teórica em relação às concepções aplicadas às organizações esportivas, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma equipe de vôlei pode ser considerada uma organização no conceito amplo, pois agrupa pessoas para alcance de metas preestabelecidas.
II. Pelo conceito, a partir da finalidade ou do setor social, uma organização esportiva é onde acontece a gestão ou administração esportiva, não a prática esportiva.
III. São consideradas organizações esportivas inclusive as empresas que produzem materiais esportivos ou agenciam atletas profissionais.
IV. Na compreensão de organizações esportivas, há uma exclusão aos empreendimentos que promovam práticas de atividades físicas e de lazer.

Está correto apenas o que se afirma em:

A I e II
B I e III
C II e IV
D III e IV
E I, II e IV

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

I, II e IV.

As organizações esportivas são diferentes dos grupos que produzem os materiais esportivos, esses funcionam como suporte ao esporte.

O objetivo central para a criação do vôlei foi a busca por um esporte sem contato físico entre os adversários com o intuito de diminuir os riscos de lesão entre os competidores.

Além disso, o voleibol inicialmente foi um esporte pensado para todas as camadas da população, ou seja, todas as idades, desde crianças até a terceira idade, justamente pelo menor nível de choque.  

E vale lembrar que o nome do criador desse esporte foi William George Moran, por volta de 1895  nos Estados Unidos.

respondido por: yurigabrielmagdalena
2

Resposta:

A

Explicação:

I e II

Comentário: A afirmativa I é correta, pois, conforme o texto-base: “[...] um time ou equipe de um determinado esporte – vôlei ou futebol, por exemplo – poderia ser percebido como uma organização, afinal, atende ao preceito de agrupamento de pessoas intencionalmente criado para o alcance de objetivos/metas preestabelecidas – ganhar um campeonato, não perder nenhuma partida, melhorar a qualidade de vida dos participantes da equipe, lazer, etc. Este entendimento, correto sobre um ponto de vista conceitual mais amplo” (texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro, p. 122). A afirmativa II também é correta, pois, “é com base na classificação que considera a finalidade ou setor social em que a organização exerce sua principal atividade [...], que este artigo distingue uma organização esportiva das demais. [...] [U]ma organização esportiva não é aquela onde a principal atividade é a prática esportiva, mas sim a gestão, administração – coordenação, regulamentação, etc. – da prática esportiva” (texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro, p. 122). A afirmativa III é falsa, pois “empresas de materiais esportivos, de transmissão de jogos ou de agenciamento de atletas – por exemplo – não deveriam ser consideradas como organizações esportivas, pois, na verdade, apenas tomam serventia de produtos esportivos para promover seus próprios produtos e negócios” (texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro, p. 122). A afirmativa IV também é falsa, pois “o termo esporte/esportivo das expressões gestão esportiva e organização esportiva deve considerar uma conotação mais ampla que os esportes e modalidades esportivas, em si. Os esportes, os exercícios físicos relacionados ao fitness, a recreação e o lazer devem ser conjuntamente compreendidos quando se fala em gestão do esporte” (texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro, p. 122,123).

Perguntas similares