proibiu todos os países do continente europeu de manter relações com comerciais com os ingleses; seu objetivo era asfixiar a economia inglesa, impedindo que a Inglaterra exportasse seus produtos industrializados para o mercado europeu; sou a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808; quem é o quem o desisto se teria seu país invadido pela França
*Podemos associar as afirmações acima*
a) ao código napoleônico
b) as medidas adotadas durante o consulado
c) Ao tratado de fontainebleau
d) ao bloqueio continental
Respostas
O Bloqueio Continental foi a proibição imposta pelo imperador Napoleão Bonaparte, com a emanação, a 21 de novembro de 1806, do decreto de Berlim, que consistia em impedir o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Primeiro Império Francês (1804-1814) a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. O objetivo do bloqueio era atingir a economia britânica.
A reação do Reino Unido não chegaram tarde: em janeiro de 1807 foram emitidas algumas ordenanças que institucionalizaram o comportamento da Marinha Real Britânica com relação aos navios neutrais que tinham como destino portos franceses. Os navios abordados em alto-mar transportando mercadorias eram capturados e vendidos em leilão, além de ter a carga sequestrada. Como resultado, as mercadorias coloniais simplesmente desapareceram dos mercados dos países sujeitos ao Bloqueio Continental. A ação dos britânicos levou a que os Estados Unidos, uma das nações neutras, aprovassem a Lei de Embargo de 1807 contra os britânicos e que em última instância levaria a Guerra de 1812.