• Matéria: Biologia
  • Autor: kledsonhead
  • Perguntado 7 anos atrás

hemofilia é uma doença hereditária ligada ao cromossomo x e que se caracteriza pela predisposição a hemorragias. Um casal normal para hemofilia teve seis filhas normais e três filhos, sendo um hemofílico e dois normais. Qual é o genótipo dos pais? Qual era a probabilidade de as filhas terem nascido portadoras?

Respostas

respondido por: warnerbros10
53
Como hemofilia está ligada ao cromossomo X e apenas um dos filhos teve, isso significa que a mãe tem um cromossomo X com o gene da hemofilia e o outro cromossomo dela não tem o gene da hemofilia (a mãe é portadora não afetada), enquanto que ambos os cromossomos X e Y do pai não possuem o gene da hemofilia. Sendo assim, as filhas teriam 50% de chance de ter hemofilia, pois o pai não é portador da da doença, e apenas um dos cromossomos da mãe poderia causar a doença.

kledsonhead: Obg, era o único de minha atividade que eu não estava entendo a pergunta.
respondido por: Danas
2

A) A mãe era heterozigota para hemofilia, o pai era homozigoto.

B) As filhas tem 50% de chance de serem portadoras.

Hemofilia

É uma doença que acontece pela presença de um par de alelos recessivos nas mulheres. Já nos homens precisa de apenas um alelo recessivo doado pela mãe, que pode ser apenas portadora e não ter a doença.

Doenças ligadas aos cromossomos sexuais afetam os homens mais do que as mulheres justamente por terem dois cromossomos sexuais diferentes, bastando apenas um alelo recessivo para a doença se desenvolver.

Mais sobre hemofilia:

https://brainly.com.br/tarefa/2674810

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares