Leia o seguinte fragmento de texto:
“Dos estudantes sempre se esperara que, diante de um texto literário, pusessem temporariamente de lado suas histórias pessoais e o avaliassem a partir da perspectiva de um sujeito universal descomprometido, desvinculado de noções de classe, sexo e etnia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 331.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Crítica feminista: uma contribuição para a história da literatura, assinale a afirmativa correta sobre os Estudos Culturais:
A Os Estudos Culturais se ocuparam exclusivamente dos Estudos Literários.
B Os estudos de gênero foram impulsionados pelos Estudos Culturais.
C A abordagem metodológica dos Estudos Culturais contemplou a reafirmação do cânone na estrutura de valor no âmbito dos Estudos Literários.
D Os estudos de gênero já estavam bastante desenvolvidos antes dos Estudos Culturais no âmbito dos Estudos Literários.
E A cultura popular e a urbana estiveram em segundo plano nos Estudos Culturais.
Respostas
A resposta correta é a letra B) Os estudos de gênero foram impulsionados pelos Estudos Culturais.
Os estudos de classe cultural pode ser caracterizado diante da sua natureza interdisciplinar e por sua transitoriedade, aliás, uma qualidade já implícita nos estudos culturais.
Como os estudos culturais se destina a questionar interações que se baseiam no poder e na autoridade, ela é fundamental para que ela mesma não se constitua de verdades absolutas ou até mesmo de dogmas.
Bons estudos!
Resposta:
Letra B :Os estudos de gênero foram impulsionados pelos Estudos Culturais
Explicação:
“Associados aos movimentos de vanguarda, [os estudos culturais] valorizaram expressões culturais normalmente marginalizadas, tais como a cultura popular ou a cultura urbana. Essa abertura proporcionou vários questionamentos relativamente à história da literatura e ao cânone como registro de obras consagradas e referendadas pela academia. [...] Os estudos de gênero passaram a se desenvolver sob a égide dos estudos culturais. Atualmente, como se admite escrita de história da literatura a partir de determinado signo, os estudos culturais de gênero possibilitam a construção de uma nova história da literatura sob o signo do gênero” (texto-base Crítica feminista..., p. 410).