Respostas
Em física, chamamos de aceleração à variação da velocidade no tempo.
Sempre que um objeto modifica a sua velocidade ele sofre algum tipo de aceleração, não importando se esta mudança foi apenas na direção do deslocamento, se foi aumento no módulo (valor) da velocidade (passou a andar mais depressa) ou diminuição no módulo (valor) da velocidade (passou a andar mais devagar).
Expressamos, normalmente, esta variação da velocidade em metros por segundo ao quadrado (m/).
Assim quando dizemos que a força de gravidade na superfície da Terra possui uma aceleração g de aproximadamente 10 m/ estamos querendo dizer que se, por exemplo, deixarmos cair um objeto do alto de um edifício, a gravidade vai acelerá-lo (fazer com que caia cada vez mais depressa) da seguinte maneira:
depois de 1 segundo caindo, a velocidade dele será de 10 m/s
depois de 2 segundos caindo, a velocidade dele será de 20 m/s
depois de 3 segundos caindo, a velocidade dele será de 30 m/s
E assim por diante. Uma aceleração de 10 m/ significa que, a cada segundo que passa você aumenta a sua velocidade em mais 10 m/s.
Se, por outro lado, ao invés de deixar alguma coisa cair você a jogar verticalmente para cima, ele subirá cada vez mais devagar. Chegará um momento em que parará de subir (no ponto mais alto) e começará a cair.
Enquanto ela estiver indo para cima, cada vez mais devagar, sua velocidade estará diminuindo (porque ela estará de deslocando contra a força de gravidade). Quando começar a cair, sua velocidade será cada vez maior.
Nas duas situações, o objeto estará sendo acelerado. Em física dizemos que a aceleração é positiva quando a velocidade aumenta (o objeto está caindo) e negativa quando a velocidade diminui (o objeto está subindo cada vez mais devagar).
No dia-a-dia (fora da física) a gente costuma dizer que está freiando, ao invés de falar que está acelerando negativamente.
8-)