Os estudos de Descartes estavam centrados na busca por um método de análise que pudesse explicar o mundo à sua volta. Sua obra Discurso do Método foi muito utilizada para o desenvolvimento de diversos ramos da ciência. Sobre a influência de Descartes na educação, é correto afirmar:
a) Descartes criticava a educação escolástica. Sua concepção de educação pode ser observada nas obras O contrato social e Discurso do Método.
b) Descartes defendia uma educação democrática de acesso a todos, independente da condição econômica de cada um.
c) No pensamento de Descartes, está a questão do empirismo e, também, a ideia de homem virtuoso.
d) Seu pensamento estaria voltado para um método de observação dos fatos naturais e concretos da realidade calcado na ciência.
e) Descartes afirma que o individuo deve orientar-se pela verdade, e que os estudos deverem servir à sua felicidade, à sua saúde e ao cultivo do espírito.
Respostas
A alternativa D está correta.
Os pensamentos desenvolvidos por Descartes, deram vida ao Racionalismo da Idade Moderna, e, deu base a diversas escolas de pensamento, defendendo a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
Além disso, o que relaciona os dois autores, é o fato de Baruch Spinoza também ser um filósofo racionalista holandês, um dos mais importantes da filosofia moderna, e, junto a Descartes, serem oposto ao que se desenvolveria como o Empirismo.
Resposta:
RESPOSTA CORRETA E
Descartes afirma que o individuo deve orientar-se pela verdade, e que os estudos deverem servir à sua felicidade, à sua saúde e ao cultivo do espírito.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Para Descartes, os estudos devem servir à felicidade do indivíduo, à saúde e ao cultivo do espírito. Para isso, deve orientar-se pela busca da verdade. O aprender faz-se necessário ao homem para que este possa agir na sociedade, sem preconceitos e sem cometer injustiças.