Um gás que possa ter sua temperatura, seu volume e sua pressão relacionados por = apresenta as seguintes características:
A) distância média entre as moléculas muito pequena; moléculas sofrem colisões inelásticas.
B) distância média entre as moléculas muito grande de modo a desprezar as interações intermoleculares, exceto ao colidirem; moléculas sofrem colisões inelásticas.
C) distância média entre as moléculas muito grande e com fortes interações intermoleculares; moléculas sofrem colisões elásticas.
D) distância média entre as moléculas muito grande de modo a desprezar as interações intermoleculares, exceto ao colidirem; moléculas sofrem colisões elásticas.
ME AJUDA RAPIDOOOO
Respostas
A característica correta é a D pois atende a lei dos gases ideias que possui distâncias médias entre as moléculas grandes em relação ao volume, desprezando as interações intermoleculares, exceto as colisões elásticas, porque não há perda de energia pela molécula colidida.
Para entendermos melhor o comportamento de um gás ideal dentro de um volume V, a uma pressão P e temperatura T, precisamos imaginar várias partículas puntiformes com tamanhos desprezíveis ocupando o volume V. Com a Equação de Clapeyron:
P . V = n . R . T => n . R = ( P . V ) / T
Onde n é o número de moléculas presentes no volume e R é a constante universal dos gases. Dessa multiplicação, temos que sua relação com P, V e T é sempre constante, possibilitando-nos desprezar as interações intermoleculares.
Podemos ainda confirmar que, na ocorrência de colisões, como a multiplicação é sempre constante, não haverá alteração no comportamento das moléculas envolvidas, tratando-se de uma colisão totalmente elástica, ou seja, não envolvendo perda de energia.
Não há a ocorrência de interações intermoleculares devido a força entre as moléculas do gás ideal ser nula, pois não há mudança de massa e aceleração nos processos envolvendo pressão, volume e temperatura. E como não há mudança na aceleração, não serão colisões inelásticas.