• Matéria: Geografia
  • Autor: janailson56
  • Perguntado 7 anos atrás

Cite os atritos Cite os atritos e as divergências entre a Tríplice Aliança e a tríplice entente que como consequência teve a Primeira Guerra Mundial​

Respostas

respondido por: juniormt1022gmailcom
1

Resposta:

A Alemanha começou a se destacar e passou a concorrer politicamente com as grandes expansionistas nações, agora suas rivais, Inglaterra e França, que assim, começavam a perder força.

Em 1871 a França, para além de ter pagado uma indemnização à Alemanha, foi obrigada a ceder-lhe a região Alsácia-Lorena, rica em carvão e minério, de modo que almejava a ocasião em que pudesse conquistar tal área.

Assim, com fins diplomáticos, é criada a barreira protetora da Tríplice Aliança que, inicialmente foi objeto de contestação pela Itália, visto que o império Austro-Húngaro tinha sido contrário à unificação italiana.

A Itália aderiu à aliança, mas afirmou que em caso algum apoiaria um ataque à Inglaterra. Todavia, com o início da guerra a Itália deixou a Tríplice Aliança anos depois, mais precisamente em 1915, aderindo então à Tríplice Entente.

O acordo tencionava que se um dos países pertencentes à Tríplice Aliança fosse confrontado por um outro, seria apoiado pelos países apoiantes. Estava em causa a expansão territorial e, consequentemente, a liderança do comércio internacional.

Primeira Guerra Mundial

Surgem conflitos e várias situações de hostilização na Europa decorrentes especialmente de conquistas territoriais e, como resultado, tem início a Primeira Guerra Mundial, em 1914.

A Itália foi convencida pela Inglaterra a unir-se à Tríplice Entente, que ganhou também o apoio dos Estados Unidos logo após os alemães terem afundado um navio inglês onde seguiam diversos americanos.

Na sequência, a Rússia, abandona a Guerra e a Tríplice Entente.

Finalmente em 1918, a Primeira Guerra termina com a rendição da Alemanha

Explicação:

A primeira guerra mundial terminou no ano de 1918 com a rendição da Alemanha

Perguntas similares