• Matéria: Artes
  • Autor: duda9184
  • Perguntado 7 anos atrás

diga oque você aprendeu sobre a arte dos homens na pré história​

Respostas

respondido por: csilvasoares15
4

Eles desenhavam em paredes de cavernas pinturas de animais e das caças na cor vermelha.


duda9184: oq tu aprendeu sobre o homem e a figura humana na arte?
csilvasoares15: O século XIX é o divisor de águas na História da Arte. É nele, que de uma forma abrupta, se fazem todas as rupturas comos estilos e tendências. A representação da figura humana, a partir daí, é a interpretação pura e pessoal de cada artista.
duda9184: oq aprendestes sobre os egípcios?
csilvasoares15: A maior parte da população egípcia morava em pequenas cabanas feitas de junco, madeira e barro. As casas eram construídas nos locais mais elevados, para não serem atingidas pelas inundações. Essas casas, além de fornecer abrigo nas noites frias, protegiam das tempestades de areia. Nas épocas de muito calor, as famílias procuravam locais mais elevados para tomar ar fresco e fugir do mormaço do interior das casas.
csilvasoares15: Me nomeia melhor resposta
respondido por: ideiasmart
0

A pre-história foi dividida em três períodos distintos:

Período Paleolítico ou Idade da Pedra Antiga (30.000 aC - 10.000 aC)

Período Mesolítico ou Idade Média da Pedra (10.000 aC - 8.000 aC)

Período Neolítico ou Nova Idade da Pedra (8.000 aC - 3.000 aC)

Esse período representa as primeiras realizações da criatividade humana, precedendo a invenção da escrita.

Embora numerosos artefatos ainda existam hoje em dia, a falta de sistemas de escrita dessa época limita muito nosso entendimento da arte e cultura pré-históricas

A era paleolítica é caracterizada pelo surgimento de ferramentas básicas de pedra e arte em pedra no registro arqueológico. Pela primeira vez, os humanos começaram a criar produtos duráveis ​​de auto-expressão que não serviam para a sobrevivência. A arte diagnóstica desse período aparece em duas formas principais: pequenas esculturas e grandes pinturas e gravuras nas paredes das cavernas. Existem também vários exemplos de osso esculpido e flautas de marfim na era paleolítica, indicando outra forma de arte utilizada por seres humanos pré-históricos.

Pequenas esculturas paleolíticas são feitas de argila, osso, marfim ou pedra e consistem em figuras simples que retratam animais e seres humanos. Em particular, as estatuetas de Vênus são as mais indicativas dessa época.

São representações altamente estilizadas de mulheres com partes femininas exageradas representando fertilidade e sexualidade. Eles datam tipicamente do período graveto (26.000 a 21.000 anos atrás), mas a mais antiga figura conhecida de Vênus (Vênus de Hohle Fels) data de pelo menos 35.000 anos atrás, e a mais recente (Vênus de Monruz) data de aproximadamente 11.000 anos atrás .

Eles são mais comuns na região do Mediterrâneo, mas existem exemplos da Sibéria. Os arqueólogos só podem especular sobre seu significado, mas sua natureza onipresente indica uma atração humana universal à arte e possivelmente à religião.

A segunda forma principal da arte paleolítica consiste em pinturas rupestres monumentais e gravuras. Esse tipo de arte rupestre é normalmente encontrado em abrigos de cavernas europeus, datando de 40.000 a 14.000 anos atrás, quando a terra estava amplamente coberta de gelo glacial. As imagens são predominantemente representações de animais, impressões de mãos humanas e padrões geométricos. Os animais mais comuns na arte das cavernas são os mais intimidadores, como leões, rinocerontes e mamutes. Essas pinturas podem ser gravações criativas da natureza, gravações factuais de eventos ou parte de algum ritual espiritual, mas os estudiosos geralmente concordam que há uma função simbólica e / ou religiosa na arte da caverna.

Do Paleolítico ao Mesolítico, predominaram as pinturas rupestres e as artes portáteis, como estatuetas, estatuetas e miçangas, com trabalhos de figuras decorativas também vistos em alguns objetos utilitários. As estatuetas de Vênus - um termo genérico para várias estatuetas femininas pré-históricas retratadas com atributos físicos semelhantes - eram muito populares na época. Essas figuras eram esculpidas em pedra macia (como esteatita, calcita ou calcário), osso ou marfim, ou formadas de argila e queimadas. Estes últimos estão entre as mais antigas cerâmicas conhecidas. Também nesse período, acessórios e adornos pessoais foram feitos de conchas e ossos. Todos os exemplos mencionados acima se enquadram na categoria de arte portátil: pequeno para fácil transporte.

As descobertas arqueológicas em uma ampla faixa da Europa (especialmente no sul da França, como as de Lascaux; norte da Espanha e Suábia, na Alemanha) incluem mais de duzentas cavernas com pinturas, desenhos e esculturas espetaculares, que estão entre os primeiros exemplos indiscutíveis de imagem representativa -fazer. Pinturas e gravuras ao longo das paredes e tetos das cavernas se enquadram na categoria de arte parietal.

O neolítico viu a transformação de assentamentos humanos nômades em sociedades agrárias que precisavam de abrigo permanente. A partir desse período, há evidências de cerâmicas precoces, além de escultura, arquitetura e construção de megálitos. A arte rupestre inicial também apareceu pela primeira vez no período neolítico.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4664036

Anexos:
Perguntas similares