• Matéria: História
  • Autor: franciellyrodriguest
  • Perguntado 7 anos atrás

O teatro é uma das expressões artisticas criadas na Antiguidade,tendo desempenhado um importante papel na sociedade da Grécia.De fato,tanto na Tragedia como em especial na Comédia Antiga,isto é,na comédia ateniense do século V a.C.,Observa-se a presença de intensão e reflexos politicos.O dramaturgo equacionava nas suas peças os problemas fundamentais da pólis,procurando aferecer possibilidades de solução e,dessa forma,atuar pedagogicamente sobre os cidadãos reunidos no teatro. De acordo com as informações apresentadas,é correto concluir que o teatro grego na antiguidade:a)Legitimava o exercicio do poder centralizado dos reis absolutistas.b)Contribuia para o exercicio da cidadania no regime democratico.c)priorizava a abordagem de temas que favoreciam a aristocracia.d)excluia as discussões de temas reais,enfatizando temas mitologicos.e)evitava se utilizar de elementos cômicos para tratar de assuntos sérios.​

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
133

É correta a alternativa B.

O teatro grego era, além de um fenômeno religioso e uma forma de arte, também uma expressão política, que contribuía para o debate e compreensão das questões fundamentais para aquela sociedade, assim como o modo que ela via a si mesma.

Diversos temas distintos eram abordados no teatro, e mesmo que, em geral, se tomasse por personagens nas tragédias apenas os heróis, os problemas que apresentavam eram universalmente humanos.

respondido por: VictorStifani
12

Resposta:

contribuía para o exercício da cidadania no regime democrático.

Explicação:

O teatro, uma invenção da cultura grega, conheceu duas formas de expressão na Grécia Antiga, a tragédia e a comédia. Em ambas, subjazia aos temas e às personagens do enredo uma intenção política e pedagógica. Todavia, o modo como os dramaturgos gregos articulavam essa intenção subterrânea era distinto em cada uma das expressões teatrais. Na tragédia, objetivava-se fazer os espectadores sentirem em si mesmos as agruras e os sofrimentos das personagens conforme elas enfrentavam o destino implacável. Tratava-se da operação da catarse, que produzia efeitos políticos e pedagógicos normativos e moralizantes ao forçar efeitos sobre a sensibilidade dos espectadores da tragédia. Na comédia, o mecanismo era diferente. A intenção política poderia ser mais óbvia, porque ela funcionava por meio do ridículo das caricaturas de personagens e eventos da vida política cotidiana da cidade. Ao instaurar o deboche sobre os que desrespeitavam as leis e a moral da pólis, as comédias ensinavam aos espectadores quais comportamentos adotar e quais evitar.

Perguntas similares