Nos últimos anos, vêm crescendo os estudos e apoio de grandes cientistas e infectologistas no que diz respeito ao excelente desempenho da clorexidina como agente bactericida, fungicida e viricida.
Acerca dos sanitizantes à base de clorexidina, assinale a alternativa falsa:
Escolha uma:
a. Uma das vantagens da clorexidina é a sua volatilidade. Assim, é possível o preparo de soluções, mantendo-se ativas por até sete dias, desde que protegidas da luz.
b. A clorexidina pode ser usada como aditivo nas rações, pois ela funciona como reconstituinte da flora intestinal, na forma de dicloridrato de clorexidina.
c. De forma geral, os compostos à base de clorixidina (digluconato ou dicloridrato) eliminam os microrganismos numa escala de tempo entre 35 segundos e 5 minutos.
d. Possui ação bactericida e fungicida, sendo que sua ação bactericida é mais veloz que a sua ação fungicida, ou seja, atuando sobre bactérias, a clorixidina esteriliza as mesmas mais rápido do que quando atua sobre os fungos.
Respostas
Letra a. A ação dos sanitizantes à base de clorexidina podem ser identificada como amplas além de efetivas, onde a ação rápida e germicida permite um elevado poder emoliente, fazendo com que haja maior aderência da solução com relação ao animal.
Assim, uma película protetora é fromada, funcionando como uma importante forma de barreira para o animal, fazendo com que haja proteção prolongada conta micro-organismos causadores por exemplo de mastite.
Resposta:
letra d
Explicação:
O digliconato de clorexidina é um antisséptico químico, antifúngico e um bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto bactérias gram-negativas. Entretanto mostra-se menos eficaz com os microrganismos gram-negativos. Também é um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias.