A Taxa interna de retorno (TIR) é a taxa de juros compostos (taxa de desconto) que anula o seu valor presente (valor atual). A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) corresponde à taxa mínima que uma nova proposta de investimento deverá render para ser atrativa. O VPL é uma ferramenta para a tomada de decisão que consiste em se trazer para o dia zero (valor atual) cada valor futuro de uma série de pagamentos, recebimentos ou depósitos, do somatório desses valores atuais, deduz-se o valor do investimento a ser feito e obtém-se o chamado VPL. Analise as informações de dois projetos de investimento, cuja TMA é 14%, e que apresentam retorno de acordo com a tabela abaixo:
Respostas
C) F, F, V, V.
A TIR – taxa interna de retorno ou taxa interna de rentabilidade consiste na taxa de desconto hipotética aplicada a um fluxo de caixa que faz com que os valores de despesas do valor presente sejam iguais aos valores dos retornos dos investimentos.
Considerando o caso da questão, é possível concluir que os dois projetos podem ser aprovados, visto que a TIR de ambos é superior à TMA. Sendo assim, os dois projetos podem ser aprovados.
Bons estudos!
Resposta:
LETRA B
Explicação:
Sabendo que a TIR é a taxa de juros compostos (taxa de desconto) que anula o seu valor presente (valor atual), ela deve ser positiva para indicar que o projeto é viável. Quando o VPL for nulo (igual a zero) ou positivo, o negócio deve ser feito, pois significa que teremos um rendimento igual ou superior à Taxa Mínima de Atratividade. Caso contrário, o negócio deve ser rejeitado (Aula 06, pg. 10-12).