• Matéria: Português
  • Autor: emy0406
  • Perguntado 7 anos atrás

Kitâb el-Mayytûn, literalmente Livro dos Mortos, foi o nome árabe empregado pelos violadores das necrópoles dos faraós para todo rolo de papiro encontrado nas tumbas. Nome muito genérico evidentemente, pois os papiros tratavam dos mais variados assuntos, de receituário mágico a contrato de cessão de terras, de projeto arquitetônico a estudos médicos ou matemáticos. Este termo foi acolhido no século passado [séc. XIX] pelos pioneiros das pesquisas de egiptologia e assim convencionalmente permaneceu, limitado, contudo, à miscelânea de fórmulas, difundidas no Novo Império [egípcio], voltadas para proteger o defunto contra os perigos do reino dos mortos, além de ser um texto útil para os vivos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RACHEWILTZ, Boris de (introdução, notas e tradução). Il Libro dei Morti degli antichi egizi. 2ªed. Roma: 2001, p. 11 (trad. autor da questão). Tendo como referência as informações mencionadas e a leitura de seu livro-base História da Literatura Universal, leia as afirmativas a seguir, assinalando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas: I. ( ) Os egípcios passaram a comportarem-se temendo o veredito de Anúbis, o deus que apontava quem ia ou não para Aaru, o paraíso. II. ( ) Os textos que integram o que hoje se denomina Livro dos mortos não foram escritos por um único autor nem são todos da mesma época histórica. III. ( ) O Livro dos Mortos continha instruções de como falar, respirar e beber no Além. IV. ( ) Depois de ser embalsamado por Anúbis, que entoava cantos para sua ressuscitação, Osíris se tornou senhor dos mortos.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
2

F – V – V – V.

Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:

I – Falsa. Os egípcios apresentavam temor ao veredito de Osíris, deus dos mortos e não de Anúbis.

II – Verdadeira. O principal objetivo do Livro dos Mortos era servir de guia aos mortos para o além através de orações e rituais.

III – Verdadeira. Além disso, o Livro dos Mortos apresentava instruções das maneiras de falar, respirar e beber no além.

IV – Verdadeira. No processo de embalsamento, Anúbis fazia entoação de encantos que ressuscitavam Osíris e o faziam o senhor dos mortos.

Bons estudos!

Perguntas similares