Estrutura do sistema genital masculino e feminino páginas: 200 a 202
Explique o quê significa as palavras em negrito.
Sistema genital masculino
Glande:?
Testículos:?
Túbulos:?
epidídimos:?
ductos deferentes:?
Os espermatozoides
cabeça:?
cauda:?
peça intermediária:?
Estrutura do sistema genital feminino
Pudendo feminino:?
Vagina:?
útero:?
endométrio:?
menstruação:? (como ocorre)
tubos uterinas:?
Respostas
Resposta:
Sistema masculino:
Glande: Glândulas secretas, denominada glândulas de Littré são encontradas ao longo da uretra peniana.
Testículos: Os espermatozoides são produzidos por espermatogênese nos testículos
Epidídimos: é um pequeno ducto que coleta e armazena os espermatozoides produzidos pelo testículo e está presente em todos os Amniotas do sexo masculino.
Ductos deferentes: é um canal muscular que conduz os espermatozoides a partir do epidídimo, que é o local onde eles são armazenados após serem produzidos nos testículos.
Os espermatozoides
Cabeça: Na extremidade da cabeça, há giense com enzimas que facilitam a penetração do espermatozoide no ovulo( ou no ovócito)
Cauda ou flagelo: Essas transformações produzem células móveis, na espécies humanas, de 1 mm/ min a 4 mm/ min.
Peça intermediária: Ela fornece energia para o movimento da célula.
Estrutura do sistema genital feminino
Estrutura do sistema genital feminino
Pudendo feminino: é formado por um par de ovários, um par de tubas uterinas, útero, vagina, hímen, grandes lábios, pequenos lábios e clitóris. A vulva, chamada por alguns de pudendo feminino, localiza-se entre as coxas e compõe-se de pequenos lábios, grandes lábios, clitóris e vagina.
Vagina: é um canal tubular que se estende do colo do útero à vulva, parte do aparelho reprodutor feminino. O limite entre a vulva, conjunto dos órgãos genitais femininos externos, e o canal vaginal é constituído por uma membrana chamada hímen, que em geral se rompe quando a mulher tem sua primeira relação sexual.
Útero: Tem o formato de uma pera invertida, com 7,5 cm de comprimento e 5 cm de largura, função dele é receber embriões que se implantam no endométrio, além de desenvolver vasos sanguíneos exclusivamente para esta função. O embrião, se desenvolve em feto e evolui até o nascimento do bebê.
Endométrio: é um tecido ricamente vascularizado que reveste a parede interna do útero. Quando não há fecundação, toda a camada funcional do endométrio é expelida, dando inicio ao processo de menstruação, um fenômeno de grande importância para a natureza feminina.
Menstruação: Os ovários de um bebe menina começam a funcionar já na fase embrionária, estimulados pelo hormônio gonadotrofina coriônica humana, produzido pela placenta e similar ao LH. Por ocasião do nascimento, há em cada ovário, cerca de 1 milhão de "Cachos" de células, os folículos ovarianos. A maior parte deles, podem, degenera e, na época da puberdade, há apenas cerca de 300 mil deles. Em cada folículo, há um ovócito primário paralisado no inicio da primeira divisão da meiose. O processo continua ate a menopausa, que é a interrupção da ovulação e da menstruação, quando todos os folículos degeneram.
Espero ter ajudado!