Em Portugol no Visualg, alguém?
158. Ler um vetor R de 5 elementos contendo o gabarito da LOTO. A seguir ler um vetor A de 10 elementos contendo uma aposta. A seguir imprima quantos pontos fez o apostador.
Respostas
Olá, o Portugol é uma pseudo-linguagem algorítmica muito utilizada na descrição de algoritmos, a qual destaca-se pelo uso de comandos em português, o que facilita o aprendizado da lógica de programação, habituando o iniciante com o formalismo de programação.
Assim, podemos descrever o código de uma norma mais prática e narrativa, seguindo a lógica abaixo:
Para o algoritmo pedido temos que primeiro declarar os vetores que trabalharemos, para um armazenamento condizente dos dados pedidos, ou seja, devemos alocar espaço suficiente para o que queremos. Assim, criaremos um vetor de 5 elementos para o gabarito da LOTO e um de 10 elementos para a aposta.
Após isso, iremos ler esses valores e armazenar nos vetores criados.
Isso feito, iremos comparar os valores dos dois vetores, varrendo posição por posição e armazenando a quantidade de acertos.
Caso haja todos os acertos, podemos dizer que o apostador venceu e exibiremos sua pontuação.
Caso não haja acertos suficientes pra vencer, iremos exibir apenas os seus pontos.
A implementação desses passos pode ser observada abaixo:
var
g: vetor [1..5] de inteiro
r: vetor [1..10] de inteiro
i,acertos :inteiro
numcartao: inteiro
inicio
para i de 1 ate 5 faca
g <- 0
enquanto (g< 1) ou (g>3) faca
escreval ("Digite o gabarito da linha: ", i)
leia(g)
fimenquanto
fimpara
escreval ("Digite o numero do cartao: ")
leia (numcartao)
para i de 1 ate 10 faca
r <- 0
enquanto (r<1) ou (r>3) faca
escreval ("Digite a opcao marcada para a linha: ", i)
leia(r)
fimenquanto
fimpara
acertos <- 0
para i de 1 ate 10 faca
se (r = g) entao
acertos <- acertos + 1
fimse
fimpara
se (acertos = 10) entao
escreval ("GANHADOR, PARABENS, FEZ TODOS OS ", acertos, "pontos")
senao
escreval ("Voce teve ", acertos, " pontos")
fimse
fimalgoritmo
Espero ter ajudado.