Respostas
Resposta:
Oi, seria bom tu assistir alguns vídeos no youtube, para ver de forma mais prática a explicação.
Explicação passo-a-passo:
As contas de dividir, em sua forma mais simples, devem ser feitas repartindo quantidades em partes iguais. Por exemplo, dado um conjunto com 20 objetos e um grupo com 4 pessoas, quantos desses objetos cada pessoa receberá sabendo que o conjunto será dividido em partes iguais?
Considerando que cada uma das 4 pessoas receberá a mesma quantidade de objetos, podemos supor que cada pessoa receberá 5 deles, uma vez que:
5 + 5 + 5 + 5 = 20
Ou seja:
4·5 = 20
A notação usada para as contas de dividir é a seguinte:
20:4 = 5
Onde 20 é chamado dividendo, 4 é divisor e 5, que é o resultado da conta de dividir, é denominado quociente.
Observe que 20:4 = 5 pode ser justificado usando a multiplicação 4·5 = 20. Isso acontece porque multiplicação e divisão são operações inversas.
Resto da divisão
Também existe a possibilidade de o resultado da conta de dividir não ser exato. Por exemplo: uma classe com 23 alunos formará grupos com 4 integrantes para fazer um trabalho. Quantos grupos serão possíveis? Resposta: serão possíveis 5 grupos com quatro pessoas e sobrarão 3 pessoas, pois:
4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 3 = 23
Portanto, a divisão de 23 por 4 é igual a 5 e deixa resto 3. Essa divisão pode ser expressa da seguinte maneira:
23:4 = 5 e resto 3
Ou
23 = 4·5 + 3
Definição de divisão
Com essas explicações fica fácil definir a divisão: é a operação inversa da multiplicação na qual procuramos um número que, multiplicado pelo divisor, tem como resultado o dividendo. Algebricamente:
D = d·q + r
Nessa definição formal da divisão: D é o dividendo, d é o divisor, q é o quociente e r é o resto. Note que, para realizar contas de dividir, é preciso encontrar o resultado por meio da multiplicação.
Obs.: O resto sempre é um número natural maior ou igual a zero e menor do que o divisor.