Estabeleça relações entre a definição de nação, do cientista político estadunidense Benedict Anderson, e as imagens retratando o Brasil. Explique em que medida, essas imagens se relacionam à concepção imaginada da nação brasileira.
Respostas
Para Benedict Anderson, nação é "uma comunidade política imaginada, sendo inerentemente limitada e soberana". É imaginada porque compõe subjetivamente uma imagem de comunidade, retratando uma soberania cultural, que produz um sentimento de inclusão, que faz com que os indivíduos se apercebam de seu ‘estilo’ próprio e se sintam parte de uma coletividade que historicamente o produziu.
Podemos explicar esta concepção imaginada de Nação no Brasil, quando a miscigenação étnica, torna difícil a definição da nacionalidade do brasileiro, formando então, diversas comunidades étnicas e culturais, dando forma a ideia de Nação politicamente definida.
Como um exemplo citamos a ideia de Nação indígena, definida pelo Estado e pela Igreja, que dá soberania às comunidades que se justificam culturalmente.
Bons estudos!