As angiospermas são as plantas mais abundantes atualmente. Registros fósseis indicam que elas surgiram há cerca de 130 milhões de anos. Darwin, naturalista britânico, referia-se a esse aparecimento como um “abominável mistério”. O surgimento das angiospermas e sua rápida diversificação possibilitaram seu domínio na vegetação mundial. Há cerca de 90 milhões de anos, várias ordens e famílias atuais já haviam aparecido. Uma estrutura em particular, exclusiva das angiospermas, pode explicar o sucesso evolutivo imediato dessas plantas: a flor. Essa estrutura possui uma série de especializações que conferem inúmeras vantagens para as espécies. Comente sobre algumas dessas vantagens.
Respostas
Como evidenciado no texto acima, as angiospermas compreendem os tipos de vegetais que apresentam mais vantagens e capacidade adaptativa por conta da flor, uma estrutura somente presente neste grupo de plantas.
Diante disso, sabe-se que a principal característica evidenciada nas flores deve-se a presença da polinização, que permite que os gametas da planta sejam difundidos para outras regiões, facilitando sua diversidade, por meio de agentes polinizadores, como as abelhas.
As flores atraem agentes polinizadores que, ao visitá-las, realizam a transferência de grãos de pólen, aumentando as chances de um processo de polinização satisfatório. Outra vantagem é que, a partir de certas estruturas das flores, ocorre a formação dos frutos. Eles protegem a semente em seu interior, além de também atraírem agentes que podem dispersá-la.