Preciso de resumo do livro "Corra Alex Cross" do autor James Patterson.
E por favor explique cada capítulo por partes.
Respostas
“Era fácil matar um homem. Qualquer pessoa com uma arma podia meter bala na cabeça de alguém. Mas conhecer verdadeiramente um homem, descobrir seus pontos fracos, entender suas fraquezas e tirar sua vida bem devagar? Isso era profissionalismo.”
Poucas vezes eu encontrei todos esses elementos juntos em um livro policial. O suspense de Patterson é marcante, e podemos dizer que é único, é sua marca. Ele faz uma miscelânea de casos, de acontecimentos que se cruzam, interagem, são todos ligados. Não estou dizendo que há ligação entre os casos investigados no livro, mas uma conexão na narrativa, é complicado explicar, o ideal é que os livros sejam lidos e conhecidos. Os livros são independentes e ao mesmo tempo são um só, é a vida e o cotidiano de Cross em todos eles, o que une todos os livros é Alex Cross!
“[...] Qualquer coisa que se possa fazer para perturbar o padrão de um serial killer pode ser uma ferramenta em potencial, especialmente quando você não tem mais nada com que trabalhar."
Nesse livro ele tem três casos de uma vez em suas mãos, cada dia mais pessoas são encontradas mortas e isso tudo recai sobre sua cabeça e a do Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, D.C., o que fazer? Corpos de mulheres loiras são encontrados em diferentes locais da cidade, todas esfaqueadas em lugares específicos e com o cabelo cortado e espalhado pelo corpo; garotos de programa gays são encontrados baleados e esfaqueados na região genital; mulheres são mortas de formas estranhas para se parecer que cometeram suicídio e em todos os casos elas tinham tido filhos recentemente. Se não bastasse tudo isso, há um maníaco atrás de Cross, buscando vingança, e ele é capaz de tudo para difamar o detetive, até mesmo mexer com sua família. E quando mexem com o seio de sua família, Alex Cross perde a cabeça, ele parte para cima, o que não é uma boa ideia...
“Eu tinha certeza que o tiro era um meio para chegar a um fim. Era no trabalho da faca que as emoções assumiam o controle. Em todos os outros aspectos, ele parecia ser extremamente disciplinado em relação a coisa toda. Não eram assassinatos espontâneos. Cada um deles exigira algum planejamento e premeditação.”
Esse livro é um misto de sentimentos, de climas, há em sua grande maioria um suspense crescente, mas há momentos de reflexão e até mesmo de dor. Há cenas fortes, mas algumas foram tão tristes que quase me fizeram liberar algumas lágrimas, e não estou forçando, eu não choro por nada. É que ás vezes eu me colocava no lugar de Cross, ou mesmo no de sua família, e certamente eu não queria passar pelo que eles passaram.
Uma característica de Patterson que faz com que seus livros sejam devorados em poucas horas, é, além de sua escrita, os capítulos curtos, que nos força a ler mais e mais para descobrir o que vem pela frente. Os capítulos são escritos de diferentes pontos de vista, alguns deles são narrados em primeira pessoa por Cross, em outros há uma narrativa em terceira pessoa dos assassinos ou de outros personagens coadjuvantes. Há trechos de Cross no trabalho ou em momentos com a família.
Muitas pistas precisam ser descobertas, muita coisa vai rolar, tiros, facadas, sequestros, morte e muito sangue e lágrimas.