(enem 2016) texto i mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. budapeste lançou os ‘‘trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 km ao longo de sua fronteira com a sérvia, informou o ministro húngaro das relações exteriores. “uma resposta comum da união europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a hungria não pode esperar. temos que agir”, justificou o ministro. disponível em: www.portugues.rfi.fr. acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado). texto ii o alto comissariado das nações unidas para refugiados (acnur) critica as manifestações de xenofobia adotadas pelo governo da hungria. o país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não “roubarem” os empregos dos húngaros. para o acnur, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costu
Respostas
respondido por:
43
e) fortalecimento das práticas de discriminação.
Considerando o contexto atual, é possível perceber que a imigração dos refugiados tem sido uma enorme questão, principalmente, se considerarmos os países europeus. Dessa forma, alguns governos assumiram uma postura contrária em relação a entrada dos mesmos.
Um exemplo é a Hungria, que adotou a estratégia de construir um muro que institucionalizava o sentimento de xenofobia, esse sentimento é muito associado a uma pequena parcela da população e fortalece as práticas de discriminação.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Anexos:
respondido por:
22
Resposta:
letra E
Explicação:
- Nos últimos anos, a crise migratória foi causada pelo aumento dos fluxos de refugiados do Oriente Médio e da África em decorrência de guerras civis, conflitos étnicos e religiosos, além de problemas socioeconômicos. Grande parte dos imigrantes e refugiados migrou em direção à União Europeia. Vários países do Leste Europeu, como a Hungria, adotaram medidas de repressão e discriminação xenofóbica contra os imigrantes.
- A construção de um muro de separação e a culpabilização dos imigrantes pelos problemas europeus são práticas claramente discriminatórias, pois simplificam o problema do deslocamento de populações a somente uma questão de gestão. Longe de resolver o problema, tal política termina por reforçar tensões sociais.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás