Alguém pode me dizer do pq não pode ser a C? Por que quando o filho nasce, o anti rh dele não passa para a mãe? Então eu acho que por isso deveria ser a C, já que tem aqueles riscos do 2 filho nascer com a eritroblastose fetal
(A resposta certa é a A, e eu entendo o motivo)
Respostas
Entao a question certa e C por que Bebe pode ter eritroblastoma fetal
O sangue da mãe (Rh-) , ao entrar em contato com o sangue Rh+ do bebê (no momento do parto), fará o sangue materno ser sensibilizado. Isso ocasiona na produção, após certo tempo, de antígenos anti-Rh.
Dessa forma, quando a mulher tiver o segundo bebê e se ele for Rh+, o sangue materno destruirá as hemácias do feto, já que o contato do Rh+ do feto com o anti-Rh, produzidos pelo sangue da mãe no meio-tempo das gestações, aglutinará o sangue do bebê.
a) A injeção de soro anti-Rh, logo após o parto, fará com que a mãe não se sensibilize (como seria se entrasse em contato somente com o sangue do bebê), fazendo com que ela passe a não mais produzir antigenos anti-Rh durante a sua vida. O soro é passageiro, então não terá efetividade por muitos dias, logo será necessário seu uso somente após o parto para "enganar" o sangue da mãe (os antigenos anti-Rh destruirão todas as hemácias Rh+ que restaram no sangue da mãe e assim, o sangue não precisará produzir por conta própria esses antígenos.)
c) A tipagem do sangue significa descobrir o seu tipo (ABO, Rh +/-). Isso não afirma nada sobre a sensibilização da mãe (ela pode ter sido sensibilizada antes, através de uma doação de sangue errada, por exemplo. Isso não é descoberto numa simples tipagem). Além disso, não será aplicada uma vacina, será um soro, pois se for uma vacina, a mulher será altamente sensibilizada e passará a produzir antigenos anti-Rh para sempre (o que não viabilizaria a gestação de um segundo bebê Rh+).