Respostas
A Odisseia, de Homero, é uma das obras clássicas mais conhecidas e estudadas até hoje, mesmo tendo sido escrita lá no séc. VII a.C., ou seja, há mais de 2700 anos!
A importância da obra se deve a vários fatores, mas a verossimilhança é um dos principais.
Se quebrarmos a palavra em dois pedaços, temos:
- vero - que significa verdadeiro
- similhança - que é parecido
Ou seja, a verossimilhança é a característica de um texto em se parecer com a verdade, com o universo real. Ela é muito importante para ficarmos ligados numa literatura, já que podemos ver nela aspectos que conhecemos e sabemos que são verdade.
É como quando assistimos um filme e dizemos: "O cara jamais ia agir assim se fosse de verdade! Isso só acontece em filme!". Quando a estória não tem verossimilhança, achamos fake demais e toda a graça desaparece.
A Odisseia, apesar de ter elementos de fantasia, como os monstros que Odisseu enfrenta em sua viagem, traz aspectos bem reais aos personagens e situações.
Por exemplo, a mulher de Odisseu fica esperando pelo retorno dele e é assediada por outros homens constantemente, já que a viagem de Odisseu leva muitos anos. Ainda assim, ela se mantém fiel ao marido. Esta é uma ação possível de acontecer na vida real até os dias de hoje - tanto a fidelidade de uma esposa quanto o assédio dos homens que veem a mulher sozinha.
Outro exemplo bacana é quando os marinheiros de Odisseu resolvem abrir o saco que ele havia proibido de mexerem, porque acham que Odisseu está escondendo ouro ou algum tesouro nele. Isso mostra a ganância e a atitude traiçoeira de pessoas que esquecem a lealdade e desobedecem ordens por causa da promessa de dinheiro, que é algo que existe até hoje na vida real.
Esses são dois exemplos da verossimilhança do livro A Odisseia, de Homero, mas há muitos outros - o que comprova que A Odisseia merece o título de literatura clássica, por ser tão bem elaborada.