Respostas
Resposta:
A flauta doce foi o instrumento musical mais popular na Idade Média. Durante o século XVII. Costuma-se considerar que a história da nossa flauta transversal inicia-se em torno do ano 1700 na Europa.
Explicação:
O instrumento mais antigo e completo sobrevivendo é a chamada Flauta Doce de Dordrecht, datada de meados do século XIII. No século XV a flauta doce se desenvolveu e passou a ser chamada como a “flauta da renascença” que alcançou seu apogeu em meados do século XVI. Durante o século XVII foi mais usada como instrumento solo.
A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa hoje, como o Czakan na Hungria (6 furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia. Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce era um instrumento torneado em madeira. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média.
A flauta transversal
Inicialmente, a flauta transversal não era tão popular como a flauta doce, mas ela pode ser vista em algumas obras de arte chinesas do sec. IX A.C, nos relevos etruscos do sec. III A.C e na moeda romana em 169 A.C. Depois da queda de Roma, esse tipo de flauta desapareceu da Europa até os sec.X e XI D.C, quando ela foi introduzida na Alemanha (por isso é chamada também de flauta Germânica).
Costuma-se considerar que a história da nossa flauta transversal inicia-se em torno do ano 1700.