Na quarta-feira, um painel do Reino Unido discutiu o papel humanitário da Turquia na crise de refugiados e analisou os detalhes da política de imigração da UE, incluindo o acordo UE-Turquia 2016. "Do ponto de vista estatístico, a Turquia agora abriga o maior número de refugiados do mundo. Quando você olha para a economia turca e para a geografia, não é tão grande assim", disse Kucukcan."Mas quando você olha para o número de refugiados que a Turquia abriga e o dinheiro gasto com seus cuidados, a Turquia está gastando mais dinheiro com o bem-estar dos refugiados do que em qualquer outro país do mundo", disse Kucukcan. "A Europa precisa aprender com a Turquia sobre a acomodação de refugiados Fonte: A Europa precisa aprender com a Turquia sobre o acolhimento de refugiados. Disponível em: A partir dos ensinamentos na vídeoaula 6 sobre a crise de refugiados na Europa, analise as afirmativas abaixo Para encontrar explicações para as razões dos deslocamentos de refugiados devemos verificar os fatores estruturais, de repulsão e atração desses imigrantes. Os fatores de atração para a Europa são os melhores níveis de vida no continente e as políticas de proteção aos refugiados, enquanto os fatores de repulsão são, entre outros, o aumento dos conflitos étnicos e religiosos e as mudanças climáticas nesses países. II) Para garantir uma resposta à pressão do aumento do número de refugiados na Europa o bloco definiu medidas de cotas mínimas de recebimento por Estado, para evitar que os Estados mais próximos aos conflitos sejam prejusicados. Contudo, muitos Estados não aceitam as cotas, como a Hungria e a Espanha. III) Ainda que haja uma tentativa de compartilhar os custos da crise de modo coletivo, por meio da política de cotas, o maior investimento do bloco tem sido na política de controle de fronteiras e não de inclusão dos refugiados nas comunidades locais. Além disso, a União Europeia não assume a responsabilidade pelas mortes no mar Mediterrâneo. São corretas as afirmativas:
Respostas
Letra B, apenas I, pois os melhores níveis de vida no continente europeu geram a atração de refugiados, bem como a política de acolhimento instituída pela União Europeia.
A II é incorreta porque os países que se negam a receber refugiados são principalmente a Hungria, Polônia, Checoslováquia e República Tcheca; e não a Espanha. Os estados europeus estão gastando cerca de 25 bilhões de euros por ano com os refugiados, número que atualmente já deve ser muito maior.
Abraços!
Resposta: E I, II e III estão corretas
Explicação:
A primeira afirmativa está correta pois os fatores de atração e repulsão são levados em conta pelos refugiados – entre os fatores de atração para a Europa, podem ser cidados os melhores níveis de vida no continente e as políticas de proteção aos refugiados; enquanto que entre os fatores de repulsão destacam-se, entre outros, o aumento dos conflitos étnicos e religiosos e as mudanças climáticas nesses países. A segunda também é correta pois os Estados definiram cotas de recebimento de refugiados, mas muitos nãos as aceitam. A terceira é verdadeira pois o maior investimento da União Europeia tem sido nas políticas de controle de fronteiras e não de integração dos refugiados.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 205-207.