Em 2017 celebrou-se o bicentenário da Revolução Pernambucana, ocorrida no ano de 1817. Sobre este movimento revolucionário, podemos AFIRMAR:
A As elites pernambucanas buscaram nos ideais iluministas e na Revolução Americana a justificativa para se rebelarem contra as medidas centralizadoras da monarquia estabelecida no Rio de Janeiro.
B A grave crise econômica que assolava Pernambuco em 1817 enfraqueceu o movimento revolucionário, pois enfraqueceu as elites proprietárias que lideravam o movimento rebelde.
C A população do Recife, em meio a crise, apoiou os ricos comerciantes
portugueses estabelecidos no Recife em seu objetivo de restaurar o domínio colonial português no Brasil.
D A principal proposta dos rebeldes do Recife estava relacionada ao fim da escravidão em Pernambuco e na criação de uma república na região.
E A rebelião em Pernambuco foi finalizada através de negociações diplomáticas pacificas entre os representantes de Pernambuco e os de Dom João VI, não havendo violência neste movimento rebelde.
Respostas
respondido por:
7
Resposta: Letra A.
Explicação:
Apoiados pelos ideais revolucionários americanos e pelo Iluminismo, os participantes da revolta, separatista, buscavam a emancipação política de Pernambuco como forma de combater a grande centralização político-econômica outorgada por D. João VI - principal motivo pelo qual se rebelaram.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás